Igreja de Nossa Senhora do Carmo será reaberta hoje em Alcântara

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h02

ALCÂNTARA - Com uma missa solene pelas comemorações do Festejo do Divino Espírito Santo, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Alcântara, será reaberta hoje, após as obras de restauro. Os serviços foram realizados pela Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal de Alcântara.

Com os trabalhos de restauração, foram recuperados o acervo de bens integrados da igreja - móveis e utensílios em madeira entalhada, o conjunto de painéis de azulejos que compõem os silhares, o retábulo-mor e as esculturas sacras em madeira, incluindo dois anjos indicadores do arco-cruzeiro – que se encontrava em avançado processo de deterioração. A igreja recebeu também novo projeto de instalações elétricas e iluminação, além de um sistema de segurança.

A entrega das obras de restauro servirá para sensibilizar e alertar a comunidade de Alcântara sobre a questão da preservação do patrimônio e sua importância para as futuras gerações, através de cuidados especiais no que se refere ao combate de incêndios, roubos, depredações ou danos causados por condições inadequadas de uso.

“Todos devem se envolver na proteção e defesa desse significativo monumento, que diz respeito não apenas à nossa memória e à nossa história, mas é fundamental como importante elemento para a formação da identidade cultural brasileira”, disse Kátia Bogéa, superintendente regional do Iphan. Há dois anos, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo teve a sua estrutura física restaurada.

HISTÓRIA

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi tombada como Patrimônio Nacional no ano de 1948, por seu destaque como um dos principais monumentos de arquitetura religiosa brasileira no estilo barroco joanino – única nesse estilo no Maranhão. Sua construção teve início no ano de 1645, se estendendo até 1661.

Nesse magnífico exemplar da arquitetura religiosa, podem ser apreciados em perfeita harmonia os elementos integrados da arte decorativa, a exemplo dos púlpitos e altares com suas esculturas sacras em madeira policromada; painéis de azulejos do tipo tapete; esculturas em mármore no estilo rococó; pias batismal e de água benta; lavabos e lápides.

Em seu acervo, pode-se conferir todo o talento e criatividade na arte de esculpir de vários artífices anônimos que trabalharam para a Ordem Carmelita. A igreja já recebeu intervenções pelo Iphan nos anos de 1948, 1954, 1986, 1998 e 2004.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.