Mulheres de Anajatuba fazem passeata e assistem palestra

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h26

ANAJATUBA - O Dia das Mulheres será comemorado em Anajatuba, a partir das 8h, no Sindicado dos Trabalhadores Rurais, com realização de palestras e passeata, no encerramento, pelas principais ruas da cidade.

Cerca de 1.000 mulheres participarão da comemoração, que é coordenada pelos presidentes dos sindicatos rurais dos nove municípios do Vale do Itapecuru e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A coordenadora municipal da mulher trabalhadora rural de Anajatuba, Maria do Socorro da Silva, explica que durante todo dia serão realizadas palestras abordando: Os Direitos da Mulher; A Violência Doméstica; A Discriminação no Trabalho; A Educação da Mulher Rural e Dificuldades Enfrentadas pelas Quebradeiras de Coco.

Com relação à educação da mulher rural, Maria do Socorro explica que o nível de escolaridade é baixo. Por essa razão, as lideranças buscarão nos poderes constituídos alternativas que facilitarão o estudo para essas mulheres.

“É fundamental resgatar a auto-estima das mulheres rurais que ainda padecem de discriminação, conseqüência do machismo dos homens. Uma das metas de trabalho é a política voltada para as mulheres”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lúcia Lima, que participará da comemoração.

A dificuldade enfrentada pelas quebradeiras de coco será outro tema de debate. As presidentes de sindicatos de Trabalhadoras Rurais buscarão opções que possibilitem livre acesso aos babaçuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.