Fapema lança editais dos programas Primeiros Projetos e de Núcleos de Excelência

Imirante.com 04/05/2004 às 10h12

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema fez o lançamento oficial dos editais de dois novos programas, para incentivar pesquisas em nível local. Os editais e os formulários de solicitação já estão disponíveis no portal da fundação, www.fapema.br.

O PPP tem como objetivo formar infra-estrutura de pesquisa para jovens pesquisadores (caracteriza-se, como jovem pesquisador, aquele que possui título de doutor há no máximo três anos). Suporte à instalação, modernização, ampliação e recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica das instituições públicas de ensino e pesquisa.

Para o PPP, de acordo com o convênio firmado entre Fapema e CNPq, serão aplicados 156 mil reais no biênio 2004/2005. As propostas passarão por uma seleção, divididas em quatro etapas: a primeira é de admissão e análise preliminar; a segunda, de análise pelo comitê técnico do CNPq; a terceira, de análise pela Diretoria Executiva. A quarta e última etapa é a de aprovação final pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial de Infra-Estrutura, que terá autonomia para rejeitar, modificar ou aprovar a proposição encaminhada pela diretoria do CNPq.

As propostas serão recebidas até o dia 24 de maio. A aprovação final do Comitê Gestor, a divulgação dos resultados e contratação dos projetos acontecerá em 21 de junho do corrente ano.

O objetivo do PRONEX é apoiar os grupos de pesquisa científica, tecnológica e desenvolvimento, dando suporte financeiro na continuidade dos trabalhos dos núcleos de excelência (constituído por um grupo de pesquisadores de comprovada competência e reputação técnico-científica reconhecida nacional e internacionalmente).

Para este programa, será aplicado o montante de 360 mil reais, no biênio 2004/2005, advindos da Fapema e do CNPq. As propostas passarão por três etapas: a primeira é de admissão e análise inicial das propostas, pelo Comitê Local da Fapema e um representante indicado pelo CNPq. A segunda é de análise pela Comissão de Coordenação do PRONEX, que avaliará o mérito técnico-científico das propostas. A terceira e última etapa é a da análise da Diretoria Executiva (DEX) do CNPq.

Assim como para o PPP, as propostas dos grupos serão recebidas até o dia 24 de maio, e a divulgação dos resultados e contratação está prevista para o dia 21 de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.