Base de Alcântara lança foguete VS-30 daqui a pouco

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O foguete VS-30 deve ser lançado do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, em poucos minutos. A segunda contagem regressiva para o lançamento começou há pouco. Pela manhã, os técnicos chegaram a paralisar a contagem por causa dos fortes ventos.

O foguete leva oito experimentos de universidades e institutos de pesquisa brasileiros, que necessitam de ausência de gravidade para observação.

São pesquisas sobre reações de enzimas, irradiação de bactérias com luz ultravioleta, monitoramento de aceleração e vibração em vôo, comparação de nanopartículas com resultados obtidos em terra, estudo sistêmico do cérebro, dispositivo para controle de temperatura, identificação dos tipos de modificação nas estruturas de DNA e RNA.

Duas equipes de resgate estão na Ilha de Santana, a 89,5 quilômetros da base de lançamento, onde a carga útil deverá cair. Caso as condições climáticas não permitam a subida do foguete até às 16h00 (17h00, hora de Brasília), a operação de lançamento, chamada Cumã, será adiada para este sábado (30), porque o resgate não pode ser feito à noite. As tentativas serão sucessivas até o dia 2 de dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.