Banco Mundial vai investir US$ 10 bilhões no Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 às 15h25

O representante do Banco Mundial no Brasil, Antônio Rocha Magalhães, disse ontem nesta sexta-feira que a instituição será parceira do governo no financiamento de projeto que visam a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano no Estado.

Ele esteve em São Luís participando do seminário para elaboração do plano de governo 2003/2006, que teve início na segunda-feira e termina na próxima semana.

Ele revelou que o banco dispõe de US$ 10 bilhões para financiamentos de programas voltados para melhoria da qualidade de vida da população Brasileira. “Estão sendo priorizados projetos para a região Nordeste, por ser uma das mais carentes do país”, disse.

O governador José Reinaldo Tavares disse que a parceria será muito importante para o governo alcançar as metas de combate à pobreza e geração de emprego e renda, que são suas prioridades.

Antônio Magalhães ressaltou que o banco não quer participar apenas na liberação de recursos, mas também dando contribuição para elaboração de um plano de governo que atenda às necessidades da população maranhense. Ele informou que o diretor do banco, Vinod Thomas, deve visitar o Maranhão logo que for concluído o plano de governo do Estado, o que, segundo o governador José Reinaldo Tavares, deve acontecer antes do Natal.

O Banco Mundial vem trabalhando com o governo do Maranhão há vários anos. Um dos programas financiado por ele é o Comunidade Viva, que beneficia pequenos produtores rurais com a melhoria de caminhos de acessos, perfuração de poços, implantação de casas de farinhas, entre outros projetos. Cerca de oito mil projetos já foram executados por meio deste programa.

No momento o governador José Reinaldo Tavares está buscando financiamentos para projetos nas áreas de educação, pobreza rural e reforma agrária.

A iniciativa do governo de trazer especialistas de diversas áreas para discutir junto com a equipe de governo o seu plano de trabalho foi elogiada também pelo representante do Banco

Mundial. “Colaborar com o governo neste trabalho nos deixa muito honrado”, disse.

Ele avaliou como positivo os resultados alcançados no Maranhão com projetos como o Comunidade Vida. “Essa é uma ação do governo que tem chegado nas comunidades mais pobres, como as indígenas e quilombolas. E nós queremos trabalhar com o governo para que esse programa seja cada vez mais abrangente, que efetivamente alcance a população mais pobre, porque combater a pobreza é nossa principal missão”, disse.

Seminário – Ontem foi o quinto dia do ciclo de seminários que está sendo promovido pelo governo. Eles serão interrompidos durante o fim de semana e retornam a partir de segunda-feira (02), às 9h no Palácio dos Leões com o tema minero-metalurgia.

O tema desta sexta-feira foi desenvolvimento sustentável. Além de Antônio Magalhães, que veio ao Maranhão falar sobre as contribuições do banco no desenvolvimento do Maranhão, foi discutido também o tema ciência e tecnologia e informação e desenvolvimento sustentável, que teve com palestrante Teresa Lenice Mota, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Durante sua palestra Teresa disse que o aumento do conhecimento científico e tecnológico nos bens e serviços traz um novo desafio: a capacitação científica e tecnológica com pré-condição para o sucesso produtivo e comercial.

Ela elogiou o trabalho do governo nesta área e destacou que é importante que o governo invista em novos talentos. “O governo tem que consolidar grupos de talentos investindo nos jovens e nos estudantes de graduação” enfatizou.

O governador José Reinaldo Tavares está promovendo a criação de um ambiente de ciência e tecnologia favorável a partir da reavaliação e reestruturação da pesquisa e assistência técnica, da implantação do Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado do Maranhão – FAPEM e da operacionalização de mecanismos de inovação e transferência de tecnologias aos sistemas produtivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.