Leste maranhense

Lagoa do Mato é a única cidade do Maranhão sem registro da Covid-19

A cidade de Lagoa do Mato fica no leste maranhense, a 560 km de São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Foto: Reprodução/TV Assembleia.
Foto: Reprodução/TV Assembleia.

LAGOA DO MATO - Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da saúde (SES), na noite desse sábado (4), a cidade de Lagoa do Mato (a 560 km de São Luís) é a única do Maranhão a não ter registro de infecção pelo novo coronavírus.

Lagoa do Mato, que tem mais de 11 mil habitante, fica no leste maranhense e faz limite com as cidades de Parnarama (com 67 casos de Covid), Buriti Bravo (com 28 casos) e São Francisco do Maranhão (com 14 casos).

Segundo informações disponibilizadas pelo Portal da Transparência da Prefeitura de Lagoa do Mato, até o dia 26 de junho, já haviam sido descartados 32 casos suspeitos na cidade e 22 estavam sendo monitorados. Até este sábado nenhum caso foi confirmado.

Desde o mês de março a cidade conta com medidas para o enfrentamento e prevenção da transmissão da Covid-19. Segundo o Plano Municipal de Contingência do novo coronavírus (Covid-19), a cidade segue as recomendações do Ministério da saúde quanto às medidas de prevenção.

Em relação a rede de saúde, segundo a prefeitura, a cidade tem três unidades básicas de saúde que são aptas a receberem casos suspeitos, os quais devem ser encaminhados para o Centro de Saúde Claro Cruz, único centro de saúde da cidade com capacidade de atender infecções respiratórias graves, obedecendo as medidas de segurança.

Coronavírus no Maranhão

Maranhão segue com 216 municípios com casos registrados pelo novo coronavírus. Segundo o boletim da SES desse sábado (4), o Estado já contabilizou 2.185 óbitos pelo Covid-19. De acordo com a SES, nesse sábado mais 32 óbitos foram oficializados em municípios maranhenses, sendo: Apicum-Açu (1), Bacabal (1), Codó (1), Conceição do Lago Açu (1), Esperantinópolis (1), Governador Newton Belo (1), Igarapé Grande (1), João Lisboa (1), Paço do Lumiar (1), Timon (1), Viana (1), Vitorino Freire (1), Zé Doca (1), Colinas (2), Santa Inês (4) e São Luís (13).

No total, subiu para 89.057 o número de casos positivos. A SES registra, ainda, 68.655 pessoas recuperadas.

Veja a lista das cidades do Maranhão com casos da Covid-19

Foto: Divulgação/SES.
Foto: Divulgação/SES.
Foto: Divulgação/SES.
Foto: Divulgação/SES.

Testagem

Atualmente, o Maranhão possui dois Centros de Testagem do Maranhão, localizados na Policlínica Diamante e Viva Beira-Mar. Estes serviços da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. Os Centros de Testagem funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.