Organização criminosa

Mais um suspeito de integrar grupo especializado em roubos de cargas no MA é preso

A prisão foi efetuada na cidade de Palmeiras de Goiás, em Goiás, com apoio da Polícia Civil do Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 30/08/2024 às 15h06
O suspeito possui um histórico criminal de envolvimento em roubos a instituições financeiras.
O suspeito possui um histórico criminal de envolvimento em roubos a instituições financeiras. (divulgação / Polícia Civil do Maranhão)

MARANHÃO - Um homem, de 37 anos, foi preso nessa quinta-feira (29), suspeito de fazer parte de uma organização criminosa especializada em roubos de cargas em rodovias estaduais e federais. O suspeito foi preso durante a ‘Operação Estrada Livre’, das Polícias Civil do Maranhão e de Goiás.

A prisão foi efetuada na cidade de Palmeiras de Goiás, em Goiás. De acordo com o Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), o suspeito possui um histórico criminal de envolvimento em roubos a instituições financeiras.

Leia também: Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em Matões, no Maranhão

O histórico do suspeito, de acordo com a polícia, reforça as suspeitas de que a organização criminosa tem ramificações interestaduais, atuando em diversas frentes de atividades ilícitas.

Na semana passada, outros quatro suspeitos de integrarem a mesma quadrilha foram presos, pela Polícia Civil do Maranhão, na cidade de Matões. Três suspeitos foram presos em São Luís e o quarto suspeito foi preso na cidade de Belém, no Pará.

Na capital maranhense, as prisões foram realizadas nos bairros Araçagi, Anjo da Guarda e Sol e Mar. O nome dos presos não foi informado, mas as idades são de 39, 29 e 35 anos, respectivamente. Já o investigado que foi localizado no Pará, tem 31 anos e já estava preso no Centro de Triagem da Marambaia, em Belém, por outros crimes.

Durante a operação, a polícia também realizou a apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos que serão analisados para identificar outros possíveis integrantes da quadrilha.

A operação, chamada 'Estrada Livre' foi realizada após determinação da Justiça para cumprimento de mandados de prisão temporária contra membros de uma organização criminosa que atuava em rodovias estaduais e federais, especializada em roubos de cargas.

Sobre o esquema

De acordo com as investigações, a quadrilha utilizava métodos sofisticados para a execução dos crimes, incluindo o uso de bloqueadores de sinal (jammers) para impedir o rastreamento das cargas

Além disso, a organização criminosa agia de maneira articulada, com funções definidas entre seus membros, que incluíam desde a abordagem violenta dos caminhoneiros até a logística de distribuição dos produtos roubados, em especial combustíveis.

Dentre os casos que motivaram as investigações, a Polícia Civil aponta um roubo de carga de combustíveis em 24 de março de 2023, em Miranda do Norte, onde a vítima foi feita refém por várias horas enquanto a carga e o veículo eram desviados.

Os presos foram encaminhados à sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, em São Luís, e depois para um presídio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.