BRASÍLIA - O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) classificou o inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado, sob a análise do Supremo Tribunal Federal (STF), de “golpe da Disney”.
A justifica para a ironia se dá, segundo ele, por que no dia dos atos em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, ele estaria visitando a Disney, nos Estados Unidos.
“Eu, com 40 anos de cadeia no lombo, não tenho recurso para lugar nenhum, eu vou morrer na cadeia. Qual crime? Crime impossível, golpe da Disney. Junto com o Pateta, com a Minnie e com o Pato Donald, que eu estava lá em Orlando, programou esse golpe aí”, afirmou o ex-presidente.
A declaração foi dada durante uma live para a rádio Auri Verde Brasil.
No mesmo programa, Bolsonaro afirmou que não vai sair do Brasil e que, se quiserem, “que o prendam”. No trecho em questão, ele destaca a idade, 70 anos, e a saúde para constatar que morreria na cadeia, caso condenado.
Leia também: Projeto define participação em competições oficiais com base no sexo biológico
Réu
Bolsonaro é réu em um processo que investiga uma suposta trama golpista armada em 2022 para evitar a posse do presidente Lula.
O ex-presidente é acusado dos seguintes crimes:
organização criminosa armada;
tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima;
deterioração de patrimônio tombado.
O ex-presidente, que ainda figura como o principal adversário de Lula no Brasil, poderá receber pena de mais de 40 anos de prisão se for condenado.
Saiba Mais
- Caiado promete anistia a Bolsonaro caso seja eleito presidente em 2026
- STF rejeita preliminares das defesas e mantém ação contra Bolsonaro
- Bolsonaro indica 15 testemunhas em processo no STF
- Saúde de Bolsonaro evolui sem complicações após cirurgia
- Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.