(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Ministro no casamento de Lorena e Salomão

E mais: Monitoramento no STF

PH

Atualizada em 25/11/2024 às 11h21
AINDA repercute a festa de casamento de Lorena Hohmann Monção e Salomão dos Santos Rezende Veloso realizado dia 15, em Teresina. Presenças prestigiosas do Ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca e sua esposa Luziana Fonseca
AINDA repercute a festa de casamento de Lorena Hohmann Monção e Salomão dos Santos Rezende Veloso realizado dia 15, em Teresina. Presenças prestigiosas do Ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca e sua esposa Luziana Fonseca
Outro flagrante dos Soares da Fonseca no casamento do filho do Desembargador Federal Roberto Veloso e Mônica: os filhos do Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca: Leonardo Fonseca e Manu; Rafael Fonseca e Karen; e Maria Clara (criança)
Outro flagrante dos Soares da Fonseca no casamento do filho do Desembargador Federal Roberto Veloso e Mônica: os filhos do Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca: Leonardo Fonseca e Manu; Rafael Fonseca e Karen; e Maria Clara (criança)

Fartura de feriados em 2025

Diferentemente de 2024, que foi um ano carente de feriados prolongados com muitas datas festivas caindo no meio da semana, o ano que vem será farto em feriadões.

Além dos que se repetem ano a ano como Carnaval e Semana Santa, em 2025 as datas emendadas em fins de semana chegam a sete.

Estão incluídos, por exemplo, Tiradentes, de 18 a 22 de abril; e Dia do Trabalhador, de 1º a 3 de maio.

Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Finados e Proclamação da República também darão chance para muita gente “enforcar”.

Embora alguns setores da economia reclamem do excesso de folgas, as áreas de turismo e de eventos comemoram.

Judicialização e custo

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, disse em Brasília que há no Brasil hoje 83 milhões de ações em curso, o que representa um “recorde mundial”.

O país, segundo ele, não teria recursos para atender à demanda.

“Não existe solução juridicamente fácil e nem solução barata. Temos que desjudicializar a vida”, afirmou no 3º Congresso Nacional do Fonajus (Fórum Nacional do Judiciário).

Combustível menos agressivo

Nas regiões Norte e Centro-Oeste estão a maioria dos consumidores que concordam em pagar 10% a mais por um combustível menos agressivo ao meio ambiente, contribuindo para a preservação ambiental.

Nos estados, o índice é de 74%. No Nordeste eles são 71%, no Sudeste 73% e no Sul, 70%.

Os dados são da pesquisa inédita da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, feita a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Guia da Black Friday

O governo lançou uma cartilha com orientações para evitar golpes e fraudes na Black Friday. O guia preparado pela Secretaria Nacional do Consumidor está disponível no site Ministério da Justiça. 

Uma das recomendações é para que os consumidores monitorem os preços com antecedência e também desconfiem de ofertas muito abaixo do valor de mercado.

Gestão de cemitérios

O ministro Flavio Dino determinou que a Prefeitura de São Paulo restabeleça a comercialização e cobrança dos serviços funerários nos preços anteriores à privatização.

O maranhense aceitou parte da ação do PCdoB. O partido contesta a concessão da gestão de cemitérios e crematórios de São Paulo à iniciativa privada e pediu que a administração municipal retome os serviços.

Gestão de cemitérios 2

Dino determinou que a cobrança dos serviços respeitem um teto. Pela decisão, os valores cobrados devem respeitar o limite dos preços anteriores à privatização atualizados pelo IPCA.

A Prefeitura vai decidir como cumprir a liminar. Dino deixou com gestão municipal a decisão de encerrar ou não os contratos de concessão para cumprir sua determinação.

Administração e Logística

Começa, na próxima quarta-feira (27), a I Semana de Administração e Logística, da Faculdade de Negócios Faene, no Angelim, que, entre outros assuntos, discutirá os novos modelos de negócio, metaverso, além de outros afins, a partir de mesas-redondas, oficinas, debates e palestras. 

Um dos convidados será o palestrante Luís Cláudio Amaral, que ministrará palestra sobre o tema ‘Inteligência Artificial: Como implementar de forma segura na sua vida e na sua empresa”. 

Além dele, participará e o professor Saimon Feliphe Mendes Correa, que falará sobre ’IA, Empregabilidade e Negócios:  O futuro dos empregos e a IA”. 

A diretora administrativa da Faene, Michele Carreira, ultima os preparativos para a I Semana de Administração e Logística
A diretora administrativa da Faene, Michele Carreira, ultima os preparativos para a I Semana de Administração e Logística

Obra sobre adoção 

O Brasil tem 33.325 famílias prontas para adotar e 4.318 crianças na fila, segundo o Sistema Nacional de Adoção. Ou seja, para cada jovem que aguarda um lar, há quase oito grupos familiares à procura de um filho adotivo.

No livro "Amor às causas perdidas", a escritora e influenciadora literária Paola Aleksandra aborda esse tema por meio dos protagonistas Laura e Téo: uma jovem jornalista que foi adotada pelos avós e o médico adotado por um casal de homens ainda na infância.

Para além do romance, a autora faz o público refletir sobre a importância da adoção consciente e como acolher filhos adotivos em uma base familiar respeitosa, amorosa e gentil. Abaixo você confere o release com mais detalhes.

De relance

Enade mobilizou alunos no Maranhão

Teste avaliou o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos, e foi aplicado em 17 áreas de conhecimento

A aplicação das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mobilizou estudantes do Ensino Superior na tarde de ontem. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, foram 283.550 inscritos nesta edição.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi um dos locais de prova. O teste avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame foi aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento. A edição de 2024 avalia licenciaturas de artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

Ainda Estou Aqui

Desde que Ainda Estou Aqui foi lançado nos cinemas, a trilha sonora do longa-metragem de Walter Salles, assinada por Warren Ellis, tem chamado atenção.

O músico australiano também foi responsável pela trilha do filme Django (2017), de Étienne Comar, e colaborou em Back to Black (2024), cinebiografia de Amy Winehouse.

Em Ainda Estou Aqui, a história da família Paiva é embalada por sucessos de Gal Costa, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Tim Maia e Cesária Evora, em cenas que dialogam com o contexto histórico da ditadura militar no Brasil.

É Preciso Dar um Jeito, Meu Amigo, composta por Erasmo Carlos e Roberto Carlos, lançada no disco Carlos, Erasmo, em 1971, é uma das faixas mais marcantes do filme.

Além das músicas nacionais compostas por artistas da Jovem Guarda e da Tropicália, Je T´aime Moi Non Plus, clássico de Serge Gainsbourg e Jane Birkin, surge em uma cena que mostra a dinâmica da família protagonista, em meio a recepção de amigos e parentes em sua casa, no Rio de Janeiro. A canção foi censurada no Brasil em 1969 por conta dos gemidos e sussurros da cantora franco-britânica.

Outro destaque vai para Take Me Back to Piauí, de Juca Chaves, música que toca na cena de dança da família, durante a despedida de Veroca (Valentina Herszage), a filha mais velha de Rubens que viaja para Londres pouco antes do pai ser levado pelos militares.

Monitoramento no STF

Antes do atentado com explosivos ocorrido em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), a inteligência da Corte já monitorava bolsonaristas que faziam ameaças direcionadas ao ministro Flávio Dino. O magistrado, ex-ministro da Justiça no governo Lula e ex-governador do Maranhão, tornou-se alvo de manifestações isoladas e discursos inflamados por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Monitoramento no STF 2

Relatórios elaborados pela inteligência do STF destacaram o aumento das ameaças contra Dino, especialmente nas redes sociais, antes de sua posse como ministro da Suprema Corte. O documento apontava riscos potenciais à segurança do magistrado, prevendo a necessidade de reforço na proteção. Apesar das preocupações e do clima de tensão, a cerimônia de posse de Flávio Dino transcorreu sem incidentes.

Americup 2025

O Brasil encerrou a penúltima janela FIBA das Eliminatórias da Americup com mais uma grande vitória em Belém, no Pará. No domingo (24), a vítima foi o Panamá, com triunfo por 93 a 67 em noite de highlights e festa da torcida paraense, com mais de seis mil pessoas na Arena. O pivô maranhense Ruan Miranda participou da partida, com 4 pontos, 5 rebotes e duas assistências. Já classificada para a Americup, a Seleção volta à quadra em fevereiro do próximo ano, quando enfrenta fora de casa os mesmos Uruguai e Panamá. A Americup 2025 acontece na Nicarágua, em agosto, entre os dias 21 a 30.

Fornecimento de carne

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou, nesta segunda-feira (25), que se sente “feliz” com a reação de frigoríficos brasileiros em suspender o fornecimento de carne ao grupo Carrefour no Brasil. A movimentação aconteceu após o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmar que a rede deixaria de comprar carne do Brasil para o mercado francês.
 

Para gravar na pedra:

“Perdoar é libertar o prisioneiro e descobrir que o prisioneiro era você”. De Robert Muller.

Trivial variado

Proteína: o preço da carne bovina subiu em média 5,6% no mês outubro, com o quilo passando de R$ 33, em setembro, para R$ 35.

Segurança: o Brasil tem 10 mil procurados pela Justiça há mais de 10 anos, mostram dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Clientes do Banco do Brasil já aplicaram R$ 4,7 milhões no Tesouro Direto via WhatsApp. A ferramenta está disponível desde fevereiro.

A praia de Copacabana sediou a 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, ontem. As informações são do g1.

Tem mais: além de shows em 10 trios espalhados pela orla, o evento chamou atenção para preservação ambiental e necessidade de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. O lema desta edição é somar para fortalecer.

A brasileira Marta conquistou seu primeiro título da liga americana de futebol feminino (NWSL) pelo Orlando Pride, com a vitória por 1 a 0 sobre o Washington Spirit na final.

No capítulo: outras quatro brasileiras também foram campeãs: as meio-campistas Angelina e Adriana, a zagueira Rafaelle, lesionada, e a volante Luana Bertolucci.

No jantar de domingo no restaurante Cabana do Sol, um grupo animado formado por José Carlos Salgueiro e Rosimar com a cunhada Marcia Belfort Salgueiro, Rose e Eli Medeiros, Ana Lucia Albuquerque e Amaro Santana Leite e Benjamim Franklin Alves.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.