(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Encontro de Escritores em São Luís

E mais: Coral maranhense na Paraíba

PH

Atualizada em 19/11/2024 às 11h21
Os escritores José Eduardo Agualusa (angolano) e Mia Couto (moçambicano) são convidados para o Encontro Internacional de Escritores de Língua Portuguesa, que começa hoje com uma grande homenagem a José Sarney 
Os escritores José Eduardo Agualusa (angolano) e Mia Couto (moçambicano) são convidados para o Encontro Internacional de Escritores de Língua Portuguesa, que começa hoje com uma grande homenagem a José Sarney 

Encontro de Escritores em São Luís

Começa hoje em São Luís o Encontro Internacional de Escritores de Língua Portuguesa, que se estende até o dia 21 de novembro, no Convento das Mercês, no Desterro.

O evento, com a chancela das Academias Maranhense e Mineira de Letras e da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), contará com a presença do escritor moçambicano Mia Couto, dos escritores angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki e da historiadora brasileira Mary del Priore.

O ponto alto deste primeiro dia do evento, será a Sessão Solene para celebrar os 35 anos do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, e, em seguida, homenagear o ex-presidente da República (1985-1990), José Sarney, atualmente o decano das Academias Brasileira e Maranhense de Letras, e, in memoriam, ao ex-presidente de Portugal, Mário Soares, e o ex-embaixador José Aparecido de Oliveira.

Encontro de Escritores em São Luís...2

Em sua quarta edição, o evento, que faz parte do projeto Conversações de Além-Mar, trouxe a São Luís o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena.

O autor veio para a cidade para um bate-papo na Academia Maranhense de Letras (AML) e para divulgação do seu romance Siríaco e Mr. Charles, obra vencedora do Prêmio Oceanos 2023.

Agora, a realização é do Instituto Casa do Autor Maranhense e da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) que tem como uma das missões institucionais a promoção e a divulgação do patrimônio histórico e cultural das culturas ibero-americanas e lusófonas, bem como a promoção da amizade e do intercâmbio cultural entre seus povos.

Encontro de Escritores em São Luís...3

A programação começa hoje continua na quarta-feira, 20, com um diálogo com os escritores Mary Del Priore e Ondjaki, tendo como mediadores Bruno Tomé (Academia Ludovicense de Letras) e Bruna Castelo Branco (jornalista).

Na mesma noite será feito o lançamento dos livros “Segredos de uma Família Imperial”, de Mary Del Priore” e “Bom dia, Camaradas”, de Ondjaki.

Para amanhã, dia 21, está programado o diálogo com os escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa, tendo como mediadores Ceres Costa Fernandes (Academia Maranhense de Letras) e Adonay Moreira (escritor).

Na sequência, será realizado o lançamento dos livros “A cegueira do Rio” (de Mia Couto) e “Mestre dos Batuques” (de Agualusa).

Dois casamentos

A primeira quinzena de dezembro será marcada nesta Capital pela realização de duas festas de casamento que vão movimentar a sociedade maranhense.

No dia 7, às 19h, será a cerimônia religiosa, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que consagrará a união matrimonial de Ana Valéria Campos dos Santos Costa  (filha de Mariléa e Gerson de Oliveira Costa Filho) e Caio Muniz Soares (filho Ana Paula e José Raimundo da Silva Soares).

Logo após o ato religioso, os noivos receberão os cumprimentos no Residencial Recepções, no Olho d´Água.

No dia 8, domingo, será o casamento de Maria Eduarda Dias de Almeida Andrade (filha de Fernanda e Kenard Pacheco de Andrade Filho), com Rafael Camara de Carvalho (filho de Maria da Conceição e Aliomar Camara de Carvalho).

A cerimônia religiosa será na Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé), às 15h, seguindo-se a recepção com uma grande festa ao pôr do sol, no Santorini Eventos, no Olho d´Água.

Movimento Social

O almoço de domingo no Mamma Restaurante teve um desfile de nomes badalados da sociedade maranhense.

Por lá foram vistos Thatiana e César Bandeira. Em outra mesa, Beatriz Andrade com os filhos Kenard e Rodolfo e os netos. Outro grupo animado tinha o leiloeiro Vicente de Paula Albuquerque com a esposa Eveline, mais filhos e amigos.

No ambiente da varanda, pontificavam o empresário (leia-se Grupo CEUMA) Clóvis Fecury e Carla com os filhos.

Coral maranhense na Paraíba

Um grupo de coralistas maranhenses está em João Pessoa (PB) representando o Maranhão no  XXII Festival Paraibano de Coros (Fepac). É o Coral Vozes da Unabi, ligado ao Programa Universidade Aberta Intergeracional (Unabi), promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

O coral maranhense se apresenta nesta quarta-feira (20), com repertório especial incluindo músicas de ícones da cultura maranhense e brasileira. O evento internacional foi aberto na noite de ontem (18), com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, e prossegue até 24 de novembro, reunindo 63 corais de diversas cidades do Brasil.

Coral maranhense na Paraíba 2

O Coral Vozes da Unabi, criado em 2016, é regido pelo maestro Chico Newman e coordenado pela professora Efigênia Magda Vieira. O grupo tem se destacado como uma iniciativa que alia música, inclusão social e promoção do bem-estar. 

O Coral Vozes da Unabi não apenas valoriza a rica tradição musical brasileira, mas também promove um espaço de convivência intergeracional, com foco no público sênior. O programa incentiva a socialização, o fortalecimento de laços comunitários e a preservação da saúde mental e emocional por meio do canto coral.

Ler é Viver

Conscientização, aprendizado e diversão marcaram o encerramento do projeto ‘Ler é Viver’, no sábado (16), na União dos Moradores da Vila Maruai, após um ano de atividades na zona rural de São Luís.

Neste mês da Consciência Negra, a programação “Leitura e Ancestralidade Africana” movimentou a comunidade com atividades lúdicas diversas, obtendo a aprovação dos moradores.

Ler é Viver 2

No roteiro deste sábado, houve contação de histórias com a atriz e bonequeira Silvana Cartágenes, oficina de criatividade e apresentação do Grupo Trupe Literária que encenou seu espetáculo “Baobá de histórias”, entre outros.

Nesta etapa de encerramento, antes da Vila Maruai, também houve programação na quarta-feira (13), na UEB Hortência Pinho, na comunidade Coqueiro; e na quinta-feira (14), na UEB Amaral Raposo, em Pedrinhas.

Ler é Viver 3

Além da programação com os estudantes, durante o ano, o projeto realizou formação com os professores, palestras e oficinas sobre assuntos diversos, como “O percurso do leitor crítico”, “Leitura e Autoestima” e “Leitura em Cena”.

Realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB/MA), com equipe de profissionais especializados, o projeto ‘Ler é Viver’ contou com apoio do Instituto Alcoa e parceria da Secretaria de Educação de São Luís (Semed), beneficiando público de 4 mil pessoas nas comunidades, a maioria alunos e professores de três escolas da rede municipal de ensino das áreas de abrangência.

O perfil oficial do Oscar teve a conta lotada de comentários de brasileiros após publicar esta foto da atriz Fernanda Torres, integrante do filme indicado “Ainda Estou Aqui”, no Instagram. O registro foi feito no “Governors Award”, realizado na noite de segunda-feira, em Los Angeles (EUA)
O perfil oficial do Oscar teve a conta lotada de comentários de brasileiros após publicar esta foto da atriz Fernanda Torres, integrante do filme indicado “Ainda Estou Aqui”, no Instagram. O registro foi feito no “Governors Award”, realizado na noite de segunda-feira, em Los Angeles (EUA)

“Ainda estou aqui”

"Ainda estou aqui", filme de Walter Salles, indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional, acaba de superar a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas de todo o país. 

Com isso, o longa se une a "Minha irmã e eu", "Os farofeiros 2" e "Nosso lar 2: os mensageiros" como as produções nacionais que ultrapassaram a marca do milhão no pós-pandemia.

Após 11 dias em cartaz, "Ainda estou aqui" acumula um público de 1,057 milhão de espectadores no Brasil. Segundo informações da Sony Pictures, o público do segundo final de semana foi 31% superior ao do primeiro.

De relance

Armas nucleares

O mundo amanheceu hoje em suspense com o decreto do presidente da Rússia, Vladimir Putin, no milésimo dia da ofensiva do país contra a Ucrânia,  que amplia as possibilidades de uso de armas nucleares, depois que Washington autorizou Kiev a atacar o território russo com seus mísseis de longo alcance. 

“Entre as condições que justificam o uso de armas nucleares está o lançamento de mísseis balísticos contra a Rússia”, afirma o decreto. 

“Era necessário adaptar nossos fundamentos à situação atual”, declarou o porta-voz da presidência, Dmitri Peskov, em uma referência ao que Putin considera “ameaças” do Ocidente à segurança do país.

Armas nucleares...2

Putin alertou em setembro que seu país poderia utilizar armas nucleares em caso de bombardeios aéreos em larga escala contra a Rússia.

Ele também disse que qualquer ataque de um país sem armas atômicas, como a Ucrânia, mas apoiado por uma potência nuclear, como os Estados Unidos, poderia ser considerado uma agressão "conjunta" suscetível de exigir tal medida.

InVestir Maranhão 2024

Nos dias 21 e 22 de novembro, a capital maranhense será palco do InVestir Maranhão 2024, um dos mais importantes eventos de moda e negócios do setor de vestuário do estado.

A feira, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Malharias e de Confecções do Maranhão (Sindvest) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), reunirá estilistas, fornecedores e marcas de destaque com o objetivo de fortalecer o setor e impulsionar o desenvolvimento econômico do vestuário.

O evento será realizado no espaço Multicenter Negócios e Eventos e contará com uma programação abrangente que inclui palestras, encontros empresariais, workshops e desfiles do Maranhão Fashion Week.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA), será o responsável pelos workshops técnicos que utilizarão metodologias ativas, abordando temas como customização de ecobags e camisetas e técnicas inovadoras de bordado.

Orçamentos Familiares

O IBGE deu início ontem à coleta de dados para a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025.

No Maranhão, serão visitados todos os municípios para mapear aspectos como qualidade de vida, insegurança alimentar e orçamento familiar.

Os dados serão divulgados em novembro de 2026.

Homenagem no Residencial Recepções

A apresentadora de televisão Madalena Nobre presta, na noite de hoje, no Espaço Residencial, na Avenida Mário Andreazza, na Cohama, uma homenagem a profissionais de diversas áreas pelo trabalho que realizaram ao longo deste ano e que se destacaram, segundo a avaliação do Programa Nobre, por ela ancorado na Rede TV. Nobre realiza a festa há vários anos, recebendo, também, amigos e admiradores de outros estados do Brasil. 

Visita de imagem no TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu, ontem (18), a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, como parte da programação de visitas realizadas nas instituições públicas durante o Festejo da Conceição 2024, realizado no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, até o dia 8 de dezembro. Em seu discurso, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, agradeceu a presença da imagem e falou que a missão do magistrado é muito árdua, mas que consegue enxergar e perseverar.

Wanderley Andrade em SLZ

O mais autêntico tributo ao ‘Rei do Brega’, Reginaldo Rossi, vai desembarcar em São Luís no dia 29 de novembro, às 21h. É que está chegando para um show dos mais animados e divertidos, no Casarão Beira Dumar, o cantor Wanderley Andrade, o “Traficante do Amor”. O artista paraense vai agitar a casa com os maiores sucessos de Rossi. Em 2015, o cantor lançou um DVD ao vivo das canções gravadas por Reginaldo Rossi, no centro de Belém, e o sucesso foi tão grande que os vídeos somam milhões de visualizações no YouTube. 

Wanderley Andrade em SLZ 2

“Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme”, “Garçom”, “Leviana”, “A Raposa e as Uvas” e “Vou Começar Tudo de Novo” são apenas algumas das canções que farão parte do show de Wanderley Andrade. Wanderley pode ser considerado uma festa, pois onde chega causa frenesi e atrai a atenção por conta do seu jeito irreverente, cabelo colorido, botas, joias de ouro e roupas extravagantes.

Festival Negritude

A Prefeitura de São Luís realiza, na próxima sexta-feira (22), na Praça das Mercês, na Praia Grande, a terceira edição do Festival Negritude, evento que comemora a riqueza da cultura afro-brasileira com programação reunindo atrações locais, além da cantora Mart’nália. Abrem o evento uma roda de capoeira, seguida por Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, batalha de Slam e apresentação do Bloco Afro Aiyê Amadê. 

Festival Negritude 2

Depois, os ritmos se diversificam com a roda de samba, apresentando os artistas Chico Chinês, Chris Santana, Luzian Filho, Maya Black e Marlon Reis. Nos intervalos, o DJ Agnaldo comandará a festa, que continua com a apresentação da cantora Mart’nália. Para fechar a noite com chave de ouro, tem Samba de Terreiro emanando muito axé para o público.

Revisão preparatória

O Centro Universitário Santa Terezinha – Cest promoverá, no dia 29 de novembro, o Revisaço Preparatório para o 42º Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento, que acontecerá no auditório, das 13h às 21h30, é uma oportunidade para que os alunos do curso de Direito se prepararem para a 1ª fase do exame. Os futuros advogados poderão aprofundar conhecimentos para enfrentar o mais importante teste de qualificação profissional do país na área do Direito, condição para o exercício da advocacia.

Congresso Nacional de Botânica

O Grupo de Pesquisa em Biodiversidade e Interdisciplinaridade em Ensino de Ciências Naturais, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Pinheiro, participou do 74º Congresso Nacional de Botânica, na Universidade de Brasília (UNB). Com apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e da direção do câmpus, os 14 discentes e a orientadora Raysa Valéria Carvalho Saraiva apresentaram 16 trabalhos, e dois desses foram apresentados na VI Mostra de Recursos Didáticos do evento.

A linda bailarina Ariel Khalih, que se apresentará em São Luís no sábado, ao lado de diversos outros bailarinos
A linda bailarina Ariel Khalih, que se apresentará em São Luís no sábado, ao lado de diversos outros bailarinos

Ariel Khalih no Arthur Azevedo

A bailarina com credenciais internacionais Ariel Khalih estará em São Luís para o espetáculo 'Dance Tour Festival', no Teatro Arthur Azevedo, a ser apresentado no sábado, dia 23. 

Ariel Khalih é um nome de destaque no cenário da dança oriental mundial. Iniciando sua trajetória aos 6 anos, Ariel rapidamente se tornou uma referência, acumulando prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua carreira. 

Com apenas 9 anos, fez parte da renomada companhia Dance South America, com a qual percorreu o Brasil, consolidando sua presença no meio artístico. 

Hoje, Ariel é maestra e master teacher internacional, além de CEO da Bellydancer Akademy, uma plataforma que conta com mais de mil alunas em 24 países. Representante oficial do Brasil no SIOD, uma das maiores e mais prestigiadas escolas de dança oriental da Ásia, Ariel ministra aulas em diversos idiomas, incluindo português, inglês e espanhol.

Para gravar na pedra:

“O escritor não é o que escreve bem, mas aquele sujeito que tem histórias e faz o leitor viajar dentro dele. É, de certa forma, um contrabandista de almas”. Do escritor moçambicano Mia Couto, que hoje, mais uma vez, desembarca em São Luís.

 Trivial variado

Mercado de trabalho: empregos ligados à tecnologia cresceram 95% em dez anos, apurou pesquisa da Fecomércio de São Paulo.

Medição: o buraco na camada de ozônio, que aparece anualmente na Antártida, diminuiu em 2024, segundo a Nasa.

Quem andou circulando em São Luís foi o empresário e jornalista maranhense Joseph Madeira, residente no Tocantins. Ele foi visto jantando no Azu, na Ponta d´Areia.

Segundo os últimos estudos do IBGE, o número de divórcios no Brasil bateu recorde: 420 mil casos em 2022, um aumento de 8,6% em relação ao ano anterior e o dobro do número registrado em 2010. Qual seria a explicação? 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Kaio Saraiva, foi reeleito para um novo triênio à frente da entidade. A apuração dos votos no pleito foi finalizada há pouco, às 18h. Kaio recebeu 71,66% dos votos válidos, enquanto o seu adversário, advogado Marcelo de Carvalho Lima, recebeu 28,34% dos votos válidos.

Em tempo: no panorama detalhado, o resultado do pleito foi o seguinte: Kaio Saraiva (Chapa Conquistas que seguem em frente), 8.763 votos (67,28%); Marcelo de Lima (Chapa Renova OAB: compromisso e união), 3.465 votos (26,60%); Votos Brancos: 486 (3,73%); Votos Nulos: 311 (2,39%). O presidente reeleito ficará à frente da OAB-MA no triênio 2025-2027, quando será realizada nova eleição.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.