SÃO LUÍS - A 6ª edição da Festa da Música no Maranhão (FMM), que celebra a riqueza musical e cultural do Brasil, encerra-se neste sábado (23). O público de São Luís vai receber com a melhor energia o encerramento da turnê “Pra Gente Acordar”, dos Gilsons, o trio de astral e sonoridade única que vem conquistando o Brasil. O grupo é formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, respectivamente filho e netos de Gilberto Gil.
Com uma programação gratuita, diversificada e inclusiva, a FMM se consagra como um dos projetos mais representativos do segmento no Maranhão, no que se refere à integração do ‘ecossistema musical’.
O evento reúne artistas renomados e uma diversidade de gêneros musicais, com atividades no Complexo da Lagoa, ao lado da Concha Acústica, em São Luís. A FMM24 conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, Equatorial Maranhão e Banco do Nordeste por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e do Governo do Maranhão, Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é da Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de São Luis (SECULT), Cerveja Dona e Amo Vinho.
Neste segundo dia de festa, a abertura da noite será por conta da DJ Gabi Leão, com uma vibe dançante. Em seguida, o show ficará com a Banda Baré de Casco, que levará músicas irreverentes e um repertório dotado de grandes clássicos em novas roupagens. Quem também fará uma apresentação especial será DJ Pedro Sobrinho, Sarah Biancci no saxofone e João Simas na guitarra, combinando música eletrônica e instrumentos ao vivo, no Show ElectroVirtuose.
Leia também:
Prêmio Papete 2024 consagra talentos e reforça a grandiosidade da música no Maranhão
Para encerrar o evento, o “Baile Nova Brasilis” chega com DJ Félix para reinventar clássicos da música brasileira em versões eletrônicas que transformam a pista de dança em um espaço de redescoberta cultural. O baile contará com as participações da DJ Sereia e DJ Lume.
O Complexo da Lagoa conta com uma praça de alimentação, feira criativa e espaço com acessibilidade, proporcionando aos visitantes uma experiência completa, com gastronomia e produtos artesanais locais. A FMM convida todos para essa grande celebração musical em um espaço de valorização cultural, encontro e solidariedade.
Na lista de atrações, na primeira noite, nessa sexta-feira (22), o público se encantou com Rita Benneditto, acompanhada pela FMM Orquestra, e a presença de Toni Garrido. Também teve o encontro dos grupos afros GDAM e AKOMABU e o show da banda Os Tropix.
Acesso à solidariedade
A FMM 2024 dobra seu compromisso social e busca ultrapassar a meta de doações na campanha de arrecadação de alimentos. Para ter acesso a área dos shows, o público deverá realizar a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, recebendo a pulseira de acesso ao festival. A troca será realizada nos dias 21/11 (para os shows do dia 22) e 22/11 (para os shows do dia 23), das 16h às 19h, na bilheteria da Concha da Lagoa, permitindo até duas pulseiras por pessoa.
Música, conhecimento e sustentabilidade
Foram realizados painéis sobre música, produção e empreendedorismo destinados a profissionais da música e do setor de eventos, além de atividades socioculturais para crianças e jovens no Estaleiro Escola. Toda a arrecadação dos dois dias de shows na Lagoa será destinada às famílias da comunidade do Sítio do Tamancão e áreas adjacentes (Itaqui Bacanga).
Programação deste sábado (23)
19h30 – Apresentação de DJ Gabi Leão, abrindo a noite com uma vibe dançante.
20h30 – Banda Baré de Casco, trazendo um repertório de músicas tradicionais.
22h – ElectroVirtuose – Show com DJ Pedro Sobrinho, Sarah Biancci no saxofone e João Simas na guitarra, combinando música eletrônica e instrumentos ao vivo.
23h – Show dos Gilsons, em um momento de conexão com o público maranhense.
00h30 – Baile Nova Brasilis com DJ Félix, acompanhado das convidadas DJ Sereia e DJ Lume, para encerrar a programação com a reinvenção de clássicos da música brasileira em versões eletrônicas que transformam a pista de dança em um espaço de redescoberta cultural.
Saiba Mais
- Festa da Música no Maranhão 2024 transforma a Lagoa da Jansen em palco da brasilidade e celebração cultural
- Prêmio Papete 2024 consagra talentos e reforça a grandiosidade da música no Maranhão
- Rita Benneditto, Gilsons e Toni Garrido são atrações da Festa da Música no Maranhão de 2024
- Prêmio Papete 2023 homenageia 36 artistas do Maranhão com participação da “Marrom”
- Festa da Música no Maranhão chega a sua 5ª edição com show especial de Alcione
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.