PH: Dia de festejar Jacira Haickel
E mais: Grande Gala de Outubro
Grande Gala de Outubro
Esta é a semana que antecede a realização do baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau.
O evento, só para convidados do Grupo Mirante, será realizado a partir das 21h do dia 25 de outubro.
Teresa Martins está lembrando aos convidados que eles têm apenas esta semana para a confirmação de presença e garantir o seu lugar no maior evento social deste fim de ano em São Luís.
O Jubileu de Ametista de Colunismo do PH é um evento assinado pelo Grupo Mirante e deverá reunir o creme do creme da sociedade maranhense e também muita gente jovem na pista de dança, além de convidados de todo o Brasil.
Tudo indica que será uma noite para entrar para os anais dos grandes acontecimentos sociais dos últimos tempos em São Luís.
O feriado do Dia das Crianças
O feriado é de Nossa Senhora Aparecida, mas o 12 de outubro fica sempre agitado no Brasil pelo Dia das Crianças. A data é aguardada pelos meninos e pelas meninas, na esperança de ganhar um presente, um passeio ou uma festinha. O comércio de brinquedos fatura. A celebração foi oficializada há exatos cem anos.
Em 5 de novembro de 1924, o presidente da República, Arthur Bernardes, criou o dia da Festa da Criança, nome original. Ele sancionou o Decreto 4.867 do Congresso Nacional, de autoria do deputado federal Galdino do Valle Filho, do Rio de Janeiro. O texto não esclarece o motivo da escolha do dia 12 de outubro. Em notícias da época, jornais citavam a comemoração nas escolas da Festa da Criança e do descobrimento da América por Cristóvão Colombo.
Pela cobertura da imprensa, nos primeiros tempos, a Festa da Criança era um dia de atividades especiais nas escolas. Não era feriado, nem uma data de entrega de presentes.
O feriado do Dia das Crianças...2
O feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil desde 1930, só foi instituído em 1980. Em outros países, o Dia das Crianças não é em 12 de outubro. No Brasil, a celebração ganhou impulso a partir do final da década de 1950.
Explico: a fábrica de brinquedos Estrela abraçou a data, apostando inicialmente no incremento das vendas da linha de bonecas. Em São Paulo, na década de 1960, era realizado em outubro o Salão da Criança, com parque infantil e outras atrações.
Com a propaganda da indústria de brinquedos e a aposta do comércio, o Dia das Crianças começou a ficar mais popular. O feriado, a partir da década de 1980, também permitiu a realização de atividades para as crianças em áreas públicas e nas famílias.
Segundo turno em Imperatriz
O município de Imperatriz é o único do Maranhão que levou a disputa pela prefeitura municipal para o segundo turno.
Além de ser o segundo município mais importante do estado, Imperatriz ganhou ontem desenho definitivo com a declaração de apoio do deputado federal Josivaldo JP (PSD), terceiro colocado, à candidatura do deputado estadual Rildo Amaral (PP), que tem como adversário Mariana Carvalho (Republicanos).
A eleição na cidade plantada à beira do Rio Tocantins e com PIB anual de R$ 8 bilhões, movimenta grandes forças políticas do estado.
Segundo turno em Imperatriz
O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), é o padrinho do candidato Rildo Amaral, também apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB) e, agora, também pelo ex-deputado Marco Aurélio (PCdoB) e pelo PT do vice-governador Felipe Camarão. Todos eles entraram na base de apoio ao candidato do PP.
Outro trunfo de Rildo Amaral: ele tem como conselheiro e um dos articuladores da sua campanha o experiente ex-prefeito Sebastião Madeira (PSDB), que se licenciou do cargo de chefe da Casa Civil do Governo Brandão para se dedicar integralmente à campanha de seu candidato.
Por outro lado, Mariana Carvalho, que saiu do 1º turno em 2º lugar, tem como principal apoio o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que na primeira rodada passou dois dias em Imperatriz e agora já avisou que permanecerá três dias na cidade em campanha a favor de sua candidata.
Índices de abstenção
Estamos cansados de ouvir que foram alarmantes os índices de abstenção no primeiro turno, onde um terço dos eleitores não foi votar e milhares votam nulo ou em branco.
No segundo turno, com apenas dois candidatos em Imperatriz, por exemplo, a preocupação da Justiça Eleitoral é com a possibilidade de aumento das abstenções.
Não que isso mude alguma coisa no resultado, porque será eleito quem tiver um voto a mais do que o adversário, não importando o número de votos brancos ou nulos, nem o de eleitores que resolverem passar o domingo na praia ou na fazenda.
A preocupação é com a legitimidade. Candidatos que se elegem com menos votos do que a soma das abstenções, brancos e nulos serão diplomados e assumirão seus cargos normalmente, mas terão de saber que não empolgaram os eleitores com suas propostas ou seus ataques.
A eleição de segundo turno é uma guerra de rejeições: milhares de eleitores votam em um candidato não por considerá-lo o melhor, mas para evitar a vitória de um adversário que consideram pior.
Índices de abstenção...2
O eleitor ou a eleitora pode até achar que seu voto não faz diferença, já que seu candidato está muito à frente (ou muito atrás), mas pode ter certeza de que faz.
O voto é a expressão máxima da vontade do eleitor. Não vale a pena terceirizar com a alegação de que a política está desacreditada, que os candidatos fazem promessas e não cumprem ou que são todos iguais. Esse desapreço pela democracia nunca deu bons frutos.
Os mais vividos hão de lembrar que até 1985 não podíamos escolher o prefeito de São Luís. Eles eram impostos pela ditadura militar, porque consideravam essas e outras cidades “áreas de segurança nacional”.
De lá para cá, tivemos alternância no poder, sempre graças ao voto.
DE RELANCE
PL se consolida como força de direita
Principal partido de oposição ao governo federal, o PL emerge do primeiro turno das eleições municipais como a mais relevante força de direita do país. A legenda foi a campeã de votos no primeiro turno das eleições municipais e venceu o maior número de prefeituras entre cidades com mais de 200 mil eleitores.
O resultado consolida a potência eleitoral de Jair Bolsonaro. Apostando na popularidade do ex-presidente, o partido havia traçado metas ambiciosas: 1,5 mil prefeituras no país. As urnas trouxeram resultado bem abaixo, com 511 municípios no país.
A performance, porém, não é nada desanimadora. O partido triplicou a votação para prefeito, saltando de 4,7 milhões para 15,7 milhões, e vai disputar o segundo turno em nove das 15 capitais que voltam às urnas em 27 de outubro.
Em comparação, o PT, principal antagonista do PL na política nacional, fez 8,9 milhões de votos, conquistou 248 prefeituras e disputa segundo turno em quatro capitais. A despeito das diferenças, PT e PL venceram as eleições coligados em 49 municípios do país.
O recado do Nobel da Paz
Nunca é demais lembrar a humanidade sobre o risco de medidas extremas, como o uso de arsenal atômico. Em um momento de elevação de tensões planetárias, com vários conflitos em curso, torna-se um alerta ainda mais oportuno.
A escolha da organização japonesa Nihon Hidankyo para ser agraciada com o Nobel da Paz deste ano cumpre este papel. A entidade é formada por sobreviventes dos ataques dos Estados Unidos às cidades de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, evento que no próximo ano completa oito décadas.
Estima-se que os bombardeios podem ter vitimado até 200 mil pessoas, incluindo os que sofreram consequências da radiação ao longo do tempo.
O recado do Nobel da Paz...2
Esta é a 10ª vez que o Comitê Norueguês do Nobel direciona a láurea para o tema. Mas, agora, é uma distinção ainda mais tempestiva. O mundo atravessa um dos períodos mais conturbados em décadas em termos de conflagrações entre países e grupos armados.
Um deles é a guerra na Ucrânia, desde a invasão pela Rússia, no início de 2023. Por questões geopolíticas, tornou-se um conflito com envolvimento indireto dos EUA e da Europa, que tentam conter o expansionismo do presidente russo, Vladimir Putin.
No jogo de advertências e dissuasões, o Kremlin fez várias vezes nos últimos dois anos menções ao uso de armas nucleares.
O recado do Nobel da Paz...3
Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), existem cerca de 12,5 mil armas nucleares no mundo nas mãos de sete países, ainda que os números variem, conforme diferentes fontes.
Cerca de 90% estariam nos arsenais de Rússia e EUA. A terceira potência seria a China. Embora não existam informações oficiais, a Coreia do Norte, aliada russa e em constantes refregas retóricas com a Coreia do Sul, também disporia de ogivas. Pairam dúvidas sobre o Irã, embora acredite-se que o país dos aiatolás, fonte de instabilidade no Oriente Médio, tenha capacidade de produzi-las.
Em meio a uma espécie de nova Guerra Fria, nenhuma das nações que têm ou poderiam ter ogivas aderiu ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares, de 2021.
A escolha do comitê do Nobel, ao premiar o esforço de pessoas que viveram a experiência traumática de explosões nucleares, é um apelo para a comunidade global e seus líderes lembrarem que armas atômicas nunca mais devem ser acionadas. _
Projetos de robótica
O diretor da TGS no Brasil, João Corrêa, visitou a Escola SESI São Luís na última sexta-feira, para conhecer os projetos de robótica desenvolvidos pelos alunos da instituição.
A empresa, de origem norueguesa e especialista em pesquisa sísmica no fundo do mar, reuniu-se com as equipes de robótica que participarão dos torneios regionais da temporada 2024/2025 da First LEGO League Challenge (FLLC), cujo tema é “Submerged”, que aborda as profundezas do oceano.
Diogo Lima, superintendente regional do SESI e interino da FIEMA, promoveu a visita da TGS à escola e destacou a importância do encontro para os alunos.
“Hoje foi um dia muito especial aqui no SESI. Nossos alunos tiveram a oportunidade de apresentar os projetos da temporada Submerged para o João, da TGS, uma das maiores empresas de pesquisa sísmica do mundo. Foi uma troca inspiradora para os jovens, que puderam conhecer mais sobre a exploração do fundo do mar diretamente com quem atua na área”, afirmou.
O tema da nova temporada da FLLC se alinha ao trabalho da TGS, que há décadas explora o fundo do oceano em busca de dados sísmicos e geológicos.
Instabilidade no Pix
Muita gente reclamou, na manhã de ontem, da instabilidade no Pix, o mais popular sistema de pagamentos do País.
O Banco Central confirmou o problema que atingiu usuários dos principais bancos.
Por volta das 10h foram comuns os registros de transações incompletas, com o dinheiro saindo da conta, mas não chegando aos destinatários.
Os bancos orientaram os usuários a não repetir as transferências e, por volta de meio-dia, o Banco Central garantiu que o sistema havia sido restabelecido.
Não foram divulgadas, porém, informações sobre as causas dessa instabilidade.
Para gravar na pedra:
“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporcione apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração”. De Madre Teresa de Calcutá.
TRIVIAL VARIADO
Imunização - OMS estima que o investimento em vacinas contra vírus, bactérias e parasitas pode reduzir o uso de antibióticos em 22%.
Definição - o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, diz que o governo vai bater o martelo sobre o horário de verão nesta semana.
Aniversário – a modelo e atriz Surama de Castro só vai desembarcar em São Luís na quinta-feira, para comemorar sua nova idade na sexta-feira, dia 18, com um jantar no Xicoh Restaurante.
Famem – conhecido o resultado das eleições de 6 de outubro, começa agora outra disputa que vai movimentar a classe política: a luta pela presidência da Famem.
Disputa – estão no páreo, o prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa, apoiado pelo governador Carlos Brandão (PSB), e Dulcilene Belezinha (PL), prefeita reeleita em Chapadinha, que tem o apoio do deputado federal Josimar de Maranhãozinho.
Feriados - Em 2025 o Brasil terá 10 feriados nacionais. Dentre esses, cinco cairão em dias úteis – a maioria na quinta-feira e na sexta-feira.
Opinião - Levantamento mostrou ontem que 47% dos brasileiros são contra a volta do horário de verão. A mesma parcela diz ser a favor.
Música Gospel - A Presidência da República confirmou para as 11h de hoje a sanção do projeto de lei que institui o Dia Nacional da Música Gospel. A proposição fixa 9 de junho como nova data comemorativa anual.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.