SÃO LUÍS - Voltada para professores da rede pública de ensino da capital maranhense, a formação em cinema e documentário etnográfico será realizada no próximo dia 27 de maio, no auditório da Fiema, em São Luís. A capacitação é promovido pelo Sistema Fiema (Federação das Indústrias, Sesi/Senai e Instituto Euvaldo Lodi - IEL-MA), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e Faculdade Cine Interior.
O evento tem como objetivo realizar uma formação de 200 horas em cinema não ficcional, com foco no documentário etnográfico. A intenção é capacitar professores de cinco escolas da rede pública de ensino para se tornarem agentes de mudança em suas salas de aula, utilizando o cinema e o documentário etnográfico como ferramentas de ensino-aprendizagem.
Através do estímulo à criatividade dos professores no desenvolvimento de projetos audiovisuais inovadores, os alunos poderão ter uma experiência educacional mais envolvente e significativa. Além disso, a formação também atuaria como uma ferramenta para produzir conteúdos cinematográficos que estimulem o pensamento crítico e a análise de questões sociais, culturais e históricas.
A formação em cinema e documentário etnográfico busca, além da integração com a educação formal, também introduzir a cultura de São Luís no currículo escolar para potencializar a conexão mais forte entre os jovens e sua herança cultural, a partir da produção cinematográfica.
Saiba Mais
- Abertas as inscrições para curso gratuito de Produção Audiovisual na plataforma Escult
- Ministério da Cultura anuncia novo edital para Intercâmbio Cultural no setor audiovisual
- MinC lança plataforma pública de streaming e abre edital para licenciamento de obras nacionais
- Mostra Quelly retorna em edição ampliada com produções premiadas e oficinas gratuitas em São Luís
- Inscrições abertas para credenciamento de avaliadores no audiovisual
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.