Veja a programação

Debates sobre a educação pela oralidade compõem programação da 22ª Semana Nacional de Museus no CCVM

Programação do Centro Cultural Vale Maranhão contará com oficina e contação de histórias de saberes de terreiro.

Na Mira, com informações da assessoria

Debates sobre a educação pela oralidade compõem programação da 22ª Semana Nacional de Museus no CCVM.
Debates sobre a educação pela oralidade compõem programação da 22ª Semana Nacional de Museus no CCVM. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As transmissões de saberes tradicionais são marcadas por vivências no coletivo, em momentos sagrados, festivos ou no dia a dia de comunidades, expandindo o conceito de educação. Partindo desse princípio, o Centro Cultural Vale Maranhão comporá a programação da 22ª Semana Nacional de Museus, que este ano tem o tema geral “Museus, educação e pesquisa”. Serão conversas abertas, contação de história e oficinas com a temática “Oralidades: práticas de educar para a coletividade”.

A escolha pelo tema partiu da urgência em reconhecer as diversas formas de difusão de saberes tradicionais enquanto métodos legítimos de educação. “A oralidade é a maneira como, para nos manter humanos, conferimos, em movimento original, significados ao mundo. Quem guarda esse movimento ancestral são as comunidades originárias e populares, porque são elas que mantêm relação com o cotidiano e o território. É isso que sustenta o que chamamos hoje de teoria nos ambientes acadêmicos. Mesmo ocupando esse lugar de importância na transmissão de saberes, a oralidade ainda é relegada a um papel secundário de educação. Contestando essa realidade, a programação do CCVM para a 22ª Semana Nacional de Museus abre espaço para que a oralidade seja pensada com o devido protagonismo”, explica Gabriel Gutierrez, diretor do CCVM.

Sabedorias de terreiros são destaque na programação

Abrindo a semana, no dia 15/5, às 19h, será realizada a conversa aberta “Tradição oral, práticas educativas e dinâmicas de atualização dos sentidos”, com Vovó Cicí de Oxalá e os professores José de Ribamar Bessa e Dulce Ferreira. O objetivo da conversa é favorecer compreensões sobre a legitimidade das tradições orais como práticas educativas sofisticadas, a partir do diálogo entre pontos de vista baseados na experiência com as produções de saberes e memória da cultura oral.

O fazer como catalisador das produções e transmissões de conhecimento é o tema da oficina “Saberes do Terreiro”, com Vovó Cicí de Oxalá e Marlene Costa, que será realizada no dia 16 de maio, das 14h às 17h. A aula apresentará a construção conjunta de sentidos e formas de ler o mundo a partir das técnicas, cantigas e histórias que organizam a produção do alimento nas religiões de matriz afro-brasileiras.

Também no dia 16, às 19h, acontecerá a conversa aberta “Cantar, contar e festejar: elaborações sobre a vida compartilhada”, com Nadir Cruz, Ademar Danilo e Vovó Jô do terreiro Tumajamacê. A proposta para esta conversa é estimular elaborações acerca da experiência no encontro festivo, tendo a celebração como prática sensível de educar para a vida social, de compreensão do mundo e de produção de sentidos.

E encerrando a programação da 22ª Semana Nacional de Museus no CCVM, Vovó Cicí de Oxalá protagonizará a contação de histórias “Contos Afro-brasileiros”. Nancy de Souza e Silva, mais conhecida como Vovó Cicí de Oxalá é griot e Egbomi no Terreiro Ilê Axé Opó Aganju, em Lauro de Freitas (BA). Foi iniciada nos ritos sagrados dos Orixás afro-brasileiros em 1972. Nas primeiras décadas dos anos 2000, foi iniciada como Apetebi do culto de Ifá. Seu conhecimento sobre a cultura afro-diaspórica fez dela uma cidadã honrada de Salvador, Bahia, Brasil. Recebeu o título de Doutora Honoris Causa da UFBA.

A 22ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus. Toda a programação é gratuita e com classificação livre. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.