PH Revista: Enrique Irazoqui no filme “O Evangelho Segundo São Mateus”
E mais: De Grajaú para a Bahia
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
São João da Thay
Nesta segunda feira, dia 1º de abril, Thaynara OG fará a inauguração da super loja do São João da Thay, no Shopping da Ilha.
E a mais famosa influencer do Maranhão já manda o recado: “A inauguração vai ser linda, a loja está linda, eu estarei por lá e lógico já preparei várias surpresas e apresentações dos amigos artistas! Te espero por lá!”.
Tem nota: a inauguração da Loja São João da Thay, será às 18h, no piso L3, ao lado da Leitura.
A boa ideia que vem da Alemanha
Deu na Deutsche Welle, a principal rede de notícias alemã: uma escola de Bad Camberg, a cerca de 50 quilômetros de Frankfurt am Main, na Alemanha, criou uma disciplina chamada “Pronto para a vida”. Isso mesmo.
O assunto virou tema da grade curricular e assunto de reportagens e comentários mundo afora.
As aulas são práticas, e os estudantes da Taunusschule aprendem tudo o que você puder imaginar para que se sintam seguros diante do principal desafio que têm no horizonte: sair da casa dos pais, conquistar independência financeira e morar sozinhos, algo cada vez mais difícil.
Lá, como aqui, a geração “nem-nem” (que não estuda nem trabalha) também é uma realidade. O voo solo acaba abortado pelo medo de não conseguir se sustentar e pela sensação de insegurança gerada pelas tantas crises que abalam o mundo – inclusive a Europa.
A boa ideia…2
Não é raro ver homens e mulheres com mais de 30 anos vivendo, desde sempre, no quarto onde nasceram, com o “paitrocínio” como principal fonte de sustento.
Para preparar e encorajar os jovens na busca por autonomia, a nova disciplina ensina atividades como cozinhar, lavar e passar roupas, realizar transações financeiras, gerenciar gastos domésticos e até mesmo a fazer imposto de renda (sim, você não leu errado!).
Mesmo sendo optativa (participa quem quer), a iniciativa já é um sucesso, tanto que atraiu a atenção do ministro da Educação de Hesse, o Estado onde fica o colégio, que visitou o local pessoalmente.
É possível que a ideia seja estendida a outros estabelecimentos de ensino da região. E logo logo ganhe o mundo.
Controle que é preciso exercer
Outro dia, uma pessoa me disse que o ano está passando muito rápido. Concordei e respondi: vai piorar. O motivo é simples. Estamos cada vez mais dependentes das telas. Neste ambiente, prevalece o imediatismo. As redes sociais estão reduzindo nossa interação e nos deixando mais ansiosos. Por isso, também, achamos que o tempo está passando de forma mais acelerada.
Já escrevi sobre o impacto das telas nos adultos. Mas temos um problema muito maior. São as telas, as crianças e os smartphones. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças não tenham contato com telas até os dois anos de idade. Depois disso, cabe aos adultos controlar o conteúdo.
Algumas escolas não permitem mais que alunos entrem nas escolas com celular. Medida acertada. Não se trata de censurar, apenas de restringir o acesso. Quanto menos contato eles tiverem, melhor.
Controle que é preciso exercer...2
As telas estão reduzindo a capacidade de pensar e a interação. Isso é de extrema importância para crianças e adolescentes.
Claro que minha infância nos anos 1950 foi diferente. Minha diversão eram as coisas analógicas, como brincar de carrinho, de peteca ou de baladeira e fazer amigos. Hoje está tudo no celular.
As redes são uma transformação do nosso tempo. As medidas de restrição às telas são importantes. É dever dos pais e responsáveis dar limites para que o celular não se transforme num vício.
Não é por nada que as livrarias estão fechando e os gibis que eu lia agora podem ser acessados virtualmente. É sinal dos tempos.
Alerta vermelho
Poderia ser apenas mais uma pesquisa de avaliação do governo, mas o levantamento do Datafolha divulgado esta semana confirma o que outros institutos apontaram: queda na popularidade do presidente Lula, com empate técnico entre os que aprovam (35%) e os que desaprovam (33%) o governo.
Respeitada a margem de erro, o Datafolha tem números idênticos aos da Quaest e do Ipec nos últimos dias.
O Datafolha mostra um país dividido em três partes quase iguais: uma que considera o governo ótimo ou bom, outra que define como ruim ou péssimo e a terceira que fica no “regular”.
Para reverter a queda na avaliação, o governo contratou dois marqueteiros, convencido de que o problema está na divulgação.
Seria mais efetivo fazer primeiro um diagnóstico das causas da queda na popularidade, para não ficar no achismo.
DE RELANCE
De Grajaú para a Bahia
Dom Rubival Cabral Britto, 8º bispo Diocesano de Grajaú, no Maranhão, está sendo ansiosamente aguardado na diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde será o 5º bispo diocesano.
Já começaram os preparativos para a sua posse, marcada para o dia 22 de maio, na Esplanada em frente ao santuário.
Católicos de paróquias da região e de dioceses vizinhas estão organizando caravanas para participar da celebração, que será presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Salvador e Cardeal Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha que fará a passagem simbólica do báculo ao novo bispo.
Sabe-se que uma grande comitiva de Grajaú está se organizando para participar do evento.
Sacola plástica
Entrou em vigor na terça-feira, em Gramado (RS), uma lei municipal que proíbe os estabelecimentos comerciais de distribuírem sacolas plásticas, inclusive as biodegradáveis, de forma gratuita.
A norma passou a valer após duas mudanças da data de início e alterações no texto. Na mais recente, um decreto publicado em 19 de setembro de 2023 deu o prazo de 180 dias para que o setor se adaptasse às novas regras, após pedido dos próprios empresários.
Agora, os estabelecimentos comerciais devem oferecer outros tipos de embalagem ao consumidor, de características mais resistentes e uso duradouro, e que possam ser reutilizadas, como sacolas e caixas de papelão, ou até mesmo ecobags (sacolas de tecido).
Mas a lei permite que os comerciantes vendam sacolas plásticas, sem distribuir gratuitamente.
Por outro lado, a lei não se aplica a embalagens originais das mercadorias, embalagens de produtos alimentícios vendidos a granel e embalagens de produtos alimentícios que vertam líquidos.
Para escrever na pedra:
“Outros povos têm santos, os gregos têm sábios”. Do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche.
TRIVIAL VARIADO
A história vai e volta. Conforme o paciente, os privilégios são adaptados, sobem ou descem de instância. No final, o que a Constituição diz sobre igualdade entre os cidadãos é simples conversa para adormecer bovinos.
Vejam só a polêmica em torno das condenações por estupro dos ídolos do futebol Daniel Alves, que já está solto, após pagar fiança milionária, e Robinho, que está preso, por enquanto.
O presente dado ao presidente francês, Emannuel Macron, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foi premiado na França. O espumante 130 Brut Blanc De Blanc, produzido pela Casa Valduga, de Bento Gonçalves.
Em tempo: o espumante conquistou a medalha de ouro no Vinalies Internationales, em 2020, realizado em Paris, além do reconhecimento do Citadelles du Vin, também na França, em 2020.
A Confraria do Mocotó movimenta hoje o restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol. Em pleno sábado de Aleluia, o prato de resistência vai ser um suculento mocotó feito sob a supervisão de Socorro e Soraia Fialho.
ResponderEncaminharAdicionar reação |
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.