PH Revista: Índias entram em cena
E mais: A serpente de Jesus Santos
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
O Carnaval passou e saem de cena as modelos que desfilam nos blocos e escolas de samba. A vez, agora, é das índias que brilham nos grupos de bumba-meu-boi, como a bela Carol Aboud, do Boi da Cidade Operária, que é destaque de capa do PH Revista deste fim de semana
-------------------------------------------------------------
Entre confetes e serpentinas
Mais um Carnaval que passou e agora o ano efetivamente começa.
Após um breve período em que muita gente aproveita para mergulhar de cabeça em fantasias e esquecer dos problemas diários, é hora de voltar ao mundo real.
Sem confetes ou serpentinas, o som das marchinhas e do oba-oba deve ficar para trás.
Mais do que nunca é preciso que a consciência política e a exigência no cumprimento dos trabalhos em prol da população estejam presentes entre os cidadãos.
A serpente de Jesus Santos
O engenheiro, escritor e acadêmico José Jorge Leite Soares recebeu esta semana – coincidindo com a passagem do artista Jesus Santos – de que o Governo do Maranhão vai finalmente colocar em prática o projeto de revitalização da serpente da Lagoa da Jansen.
Trata-se de um projeto com arrojo tecnológico, multimídia, idealizado por José Jorge há alguns anos, cujo objetivo é restaurar e dar visibilidade pública à serpente criada por Jesus Santos, obra atualmente à deriva na lagoa.
O sinal verde do governo foi dado pelo secretário de Infraestrutura, Aparício Bandeira.
Olhar atento
Jesus Santos foi um legítimo protagonista da vida cultural do Maranhão dos últimos 50 anos.
Observador atento da cena política e cultural, sempre ocupou um espaço de destaque e angariou respeito e admiração pela sua obra e por seus posicionamentos.
Por longos anos, escreveu a coluna Malazartes neste Caderno, com opiniões contundentes sobre artes, mas também com análise da cena cotidiana maranhense.
E, juntamente com Eliezer Moreira Filho, publicou pelo então Banco do Estado do Maranhão o livro “Arte do Maranhão – 1940/1990”.
Recursos da LPG
A Lei Paulo Gustavo foi sancionada em 2022 com o objetivo de promover ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.
Trata-se de um investimento de quase 4 bilhões de reais para estados e municípios, que devem ser aplicados em ações emergenciais para combater e mitigar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural.
Acontece que a maioria dos estados brasileiros recebeu o recurso no ano passado e colocou em prática inúmeros projetos culturais que estão movimentando a economia.
O que está faltando
No Maranhão, no entanto, a Lei Paulo Gustavo parece que ainda está engatinhando.
Até agora a Secretaria de Cultura não publicou o edital para a inscrição de projetos, e os artistas e produtores de audiovisual já começam a pressionar o governador Carlos Brandão.
Para quem não sabe, o Maranhão recebeu no ano passado cerca de 80 milhões, recurso suficiente para transformar a realidade do setor cultural do estado.
Oscar 2024
É neste domingo (10) a cerimônia de premiação da Academia de Hollywood, no Teatro Dolby, em Los Angeles. O canal pago TNT e a plataforma de streaming Max transmitem ao vivo
Só uma gigantesca reviravolta, digna dos filmes do próprio Christopher Nolan, tira de Oppenheimer (2023) o Oscar de melhor filme na cerimônia deste domingo.
A cada troféu prévio, a cinebiografia assinada pelo diretor inglês aumentou o favoritismo atribuído em 23 de janeiro, quando despontou como líder em indicações – são 13, contra as 11 de Pobres Criaturas – da 96ª premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
DE RELANCE
“Divas” no Convento
A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) promove a exposição “Divas” , do artista plástico Airton Marinho, no dia 13 de março, às 19h, na “Dila - Galeria de Arte”, no Convento das Mercês .
A mostra, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação, homenageia grandes nomes femininos das artes, da música e do cinema, como Alcione, Elza Soares, Gal Costa, Carmen Miranda, Rita Lee, Sônia Braga, entre outras.
O evento marcará ainda a inauguração da Galeria de Arte Dila, novo espaço de fomento à arte e cultura no Convento das Mercês .
“Divas” no Convento...2
“Divas” é uma coleção de xilogravuras prensada para representar a força e a beleza feminina que eternizaram sentimentos e emoções por meio de seus trabalhos artísticos.
Em uma representação carregada de muito cuidado e amor, cada obra da coleção de Marinho assume o propósito de homenagear a figura feminina, relacionando vidas e pluralidade das experiências.
A mostra destaca assim, não apenas a excelência artística das homenageadas, mas também a importância da representatividade, reconhecendo e valorizando as contribuições de mulheres por meio das diferentes formas de expressão artística.
“Divas” no Convento...3
A abertura da exposição está marcada para quarta-feira, dia 13, às 19h e contará com o show de “As Brasileirinhas”, com entrada gratuita.
Os dias e horários de visitação para a exposição serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Aos sábados, de 9h às 17h e aos domingos de 9h às 13h.
Quinta mulher na ABL
A historiadora Lilia Moritz Schwarcz foi eleita quinta-feira para integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela vai ocupar a cadeira de número 9, que ficou vaga após a morte do diplomata Alberto da Costa e Silva, em novembro.
Uma das figuras mais proeminentes da academia brasileira, com um trabalho extenso em História e Antropologia, focando especialmente na sociedade brasileira, Lilia é professora titular da Universidade de São Paulo (USP) e professora visitante na Universidade de Princeton (EUA).
Também é autora de mais de 30 livros, incluindo As Barbas do Imperador: D Pedro II, um monarca nos trópicos, que ganhou o Prêmio Jabuti. Seu trabalho caracteriza-se pelo exame crítico das estruturas raciais e da formação da identidade nacional brasileira, abordando temas como o racismo, a escravidão e o período imperial do Brasil.
BV Catamarã Ferry
Grandes lideranças empresariais e políticas do Maranhão atenderam ao convite do empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes para conhecerem a embarcação BV Catamarã Ferry, fabricada integralmente no Maranhão.
Essa inovadora embarcação promete revolucionar a travessia entre São Luís e Alcântara, além de outras rotas na Baixada Maranhense. Mas até agora as autoridades do setor do Governo do Maranhão não demonstraram interesse pela novidade.
A apresentação aconteceu no dia 29 de fevereiro, na Marina Aven (Píer Massari), na Península da Ponta d’Areia, e contou com um café da manhã servido aos convidados, empresários e autoridades estaduais e municipais. Os convidados tiveram a oportunidade de apreciar as capacidades e potência desse modelo de embarcação durante um passeio realizado pela baía de São Marcos.
Segundo o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que é o principal sócio da Internacional Marítima, a fabricação desta embarcação é 100% maranhense e foi realizada em um estaleiro localizado na Ponta da Espera, em São Luís. Ele assegura que equipamentos sofisticados garantem a segurança tanto dos trabalhadores envolvidos na fabricação quanto dos passageiros que viajarão nessas embarcações.
BV Catamarã Ferry…2
De acordo com o sócio-diretor da Bate Vento, Sérgio Martins Marques, o BV Catamarã Ferry possui uma potência e design diferenciado, utilizando energia sustentável com 16 placas de painéis solares.
Após o lançamento oficial no mercado maranhense, o BV Catamarã Ferry seguirá para Salvador, onde operará na Baía de Todos os Santos, atendendo às demandas do Governo do Estado da Bahia.
Além disso, outro modelo com características semelhantes está em fase final de construção neste semestre.
Para o empresário Sérgio Martins Marques as possibilidades de operação no Maranhão prometem impulsionar a qualidade do transporte hidroviário e estimular setores como o turismo, contribuindo ainda mais para a economia do estado.
Para escrever na pedra:
“Eu quero que você me veja em seu coração”. De autor desconhecido.
TRIVIAL VARIADO
“Dizem que nós fomos silenciosas historicamente. Mentira. Nós fomos silenciadas”. Falou e disse Cármen Lúcia, única mulher entre os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, em discurso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Um passeio gastronômico e musical pela cultura italiana é o que promete o cantor Alessandro Batista em sua Noite Italiana, dia 20, no restaurante Milazzo, na Península da Ponta d´Areia.
O ex-reitor Natalino Salgado participou na noite de quinta-feira, 7, no Rio de Janeiro, da posse da nova presidente da Academia Nacional de Medicina, sua confrade Eliete Bouskela, eleita no ano passado para o biênio 20024-2025.
No assunto: professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina da França, ela é a primeira mulher a presidir a centenária entidade.
Orçamento familiar: estudo publicado pelo Serasa mostrou que 93% das mulheres possuem participação ativa nas finanças da família.
Devendo ser votado ainda neste primeiro semestre no Senado, o projeto que prevê a reformulação do sistema eleitoral já recebeu, até o momento, 67 sugestões de emendas ao texto.
Para quem já andava sentindo falta das “águas de março”, já que a primeira semana do mês foi de poucas chuvas, as previsões da meteorologia são de que a água voltará a cair bastante em São Luís.
Até o final deste mês o volume de água das chuvas de março vai superar o de fevereiro, mês agraciado com mais de 300 mm pluviométricos de chuvas, número menor que o mesmo período do ano passado.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.