ESTADOS UNIDOS - A greve dos roteiristas de Hollywood chegou ao fim nesta quarta-feira (27) após o sindicato da categoria (WGA, na sigla em inglês) ter aprovado o acordo com a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP, na sigla em inglês).
Leia mais:
Greve dos roteiristas de Hollywood vai atrasar estreias de filmes e séries
"Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação", afirmou o WGA em um e-mail a seus membros, de acordo com a Variety.
O acordo foi firmado na noite do domingo (24), mas só foi anunciado nessa terça-feira (26). Os roteiristas já podem voltar ao trabalho a partir desta quarta.
A paralisação iniciou em maio deste ano e o Sindicato dos Atores (SAG, na sigla em inglês) se juntaram em julho, sendo a segunda maior greve das entidades nos Estados Unidos. Os atores, no entanto, continuam paralisados enquanto negociam com os representantes dos estúdios.
Demandas
Os roteiristas exigiam aumento de salário, garantia de empregos estáveis e aumento no valor pago por "direitos residuais", uma taxa paga aos profissionais pela reprise de suas obras.
Desde o surgimento dos streamings, os roteiristas não recebiam mais o repasse do valor residual, mas sim uma taxa fixa anual, mesmo que a obra seja reproduzida centenas de vezes.
O uso de inteligência artificial (IA) também foi um ponto levantado pelos roteiristas, que exigiam que os estúdios não usassem o recurso para criar roteiros a partir de trabalhos anteriores.
Saiba Mais
- Eddie Murphy será George Clinton em filme biográfico sobre o pioneiro do funk
- “Precisamos de um grande debate sobre o futuro", diz Coppola sobre "Megalópolis"
- “Ainda Estou Aqui” começa nova etapa da campanha ao Oscar 2025
- "Fórmula 1": filme com Brad Pitt continua em produção e filmagens seguem no GP do México
- Anna Kendrick revela ter doado todos os lucros de "A Garota da Vez"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.