Na SBGAMES

Maranhenses são premiados por artigo sobre cenário de desenvolvimento de jogos no Maranhão

O artigo “Mapeamento do Ecossistema Maranhense de Desenvolvimento de Jogos 2023” levou o prêmio de melhor artigo completo na XXIII SBGAMES.

Na Mira

Maranhenses são premiados por artigo sobre cenário de desenvolvimento de jogos no Maranhão.
Maranhenses são premiados por artigo sobre cenário de desenvolvimento de jogos no Maranhão. (Foto: Divulgação)

BRASIL - A maior conferência da área de jogos da América Latina, o XXIII SBGAMES (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), que ocorreu entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro na cidade de Manaus, no Amazonas, premiou o artigo intitulado “Mapeamento do Ecossistema Maranhense de Desenvolvimento de Jogos 2023”, como o melhor artigo completo.

A autoria do artigo pertence a membros da diretoria e da comunidade da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES), sendo estes: Cael Borges, Sidney Melo, Heitor Couto, Jasmyn Lemos, Kássio Sousa, Rafael Solano, Yanne Moraes e Camille de Almeida. Durante o evento, os representantes Cael Borges e Sidney Melo estiveram presentes para apresentar a pesquisa, seu andamento e seus resultados. 

Para Cael Borges, conselheiro da AMAGAMES e mestrando em Design pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Bauru), a premiação indica que a associação está seguindo a direção correta. “Estou feliz pela oportunidade de apresentar esse trabalho da associação em um evento reconhecido como o SBGAMES. Receber o reconhecimento acadêmico e a premiação por esse artigo derivado do mapeamento, é um sinal de que estamos no caminho certo“, afirmou. 

Desde 2019, a AMAGAMES realiza o mapeamento do cenário maranhense de desenvolvimento de jogos, acompanhando a trajetória local dessa indústria e traçando um perfil dos atores que a constituem. Em 2023, o mapeamento apontou mais de 30 atores, dentre indivíduos e grupos, ativos no Maranhão, crescimento do faturamento em 23% com relação ao ano anterior, aproximando-se a meio milhão de reais e perspectiva de manutenção desse crescimento para 2024.

Sidney Melo, Diretor de Capacitação na AMAGAMES e doutorando em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou que era um anseio da associação documentar as informações por meio de uma publicação acadêmica. “Apesar de apresentarmos os resultados dessa ação para informar todos os interessados nessa indústria, sempre tivemos o desejo de registrar esses dados através de uma publicação acadêmica. Por isso fico muito feliz em compartilhar essa premiação com toda a comunidade de desenvolvedores de jogos do Maranhão."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.