Troca de Ideia

Food & Jazz começa nesta quinta, em São Luís

O festival, que acontece até 16 de julho, abre com cortejo pela cidade, além de gastronomia e shows dias 15 e 16, na praça Maria Aragão.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 06/07/2023 às 09h05

São Luís, a ilha do Amor, a Jamaica e Atenas Brasileira, também será reconhecida como capital da Gastronomia e do Jazz. A partir desta quinta-feira (6/7), acontece o 1º FOOD & JAZZ SÃO LUÍS, dentro dos espaços dos estabelecimentos participantes que criarão entradas, pratos, sobremesas e drinks com a temática SAINT LOUIS À SÃO LUÍS.

Luara Sanpiet (coordenadora gastronômica do Food & Jazz São Luís) e Tonny Araújo, curado do Food & Jazz São Luís. Foto: Samme Sraya
Luara Sanpiet (coordenadora gastronômica do Food & Jazz São Luís) e Tonny Araújo, curado do Food & Jazz São Luís. Foto: Samme Sraya

Os amantes da boa música e culinária poderão acompanhar a abertura do Festival com a Street Band a partir das 17h de quinta-feira com saída do BECO CATARINA MINA (Mr COLD), passando pelo HOSTEL DOS POETAS (MONTANHA RUSSA) e TEBAS, BAR & CAFÉ (RUA DO RIBEIRÃO) seguindo um percurso até rodar os quase 30 estabelecimentos participantes em dois dias de cortejo.

No último dia 17 de junho, no Espaço Gourmet do Centro de Educação Profissional do Senac, aconteceu a primeira ação do Festival, o Workshop de Saint Louis à São Luís. O Chef MARCELO LABRE ministrou o Workshop de SAINT LOUIS À SÃO LUÍS no RESTAURANTE DO SENAC. A atividade foi direcionada aos representantes dos restaurantes, bares, cafés e docerias, que também fez parte da oficina LUARA SANPIET, coordenadora gastronômica do FESTIVAL. Juntamente com TONNY ARAÚJO, curador do FOOD & JAZZ SÃO LUÍS, o CHEF MARCELO LABRE, LUARA participou do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM.

Nos dias 15 e 16 de julho, o Food & Jazz ocupa a praça Maria Aragão, com oficinas do cozinha show, apresentações musicais e feira de artesanato e comercialização dos pratos, drinks, cafés e sobremesas criados especialmente para o Festival. A relação dos estabelecimentos participantes do Festival pode ser encontrada no @foodjazzbrasil.

A maranhense Tânia Maria, reconhecida mundialmente como uma grande cantora de jazz, é a homenageada do festival. Foto: Divulgação
A maranhense Tânia Maria, reconhecida mundialmente como uma grande cantora de jazz, é a homenageada do festival. Foto: Divulgação

Homenagem a maranhense Tânia Maria

Um dos maiores nomes e destaque no jazz mundial é da maranhense Tânia Maria, a grande homenageada do 2º Food & Jazz do país e 1º em São Luís. Além da boa música e pratos criados especialmente para o evento, que conecta as cidades de Saint Louis e São Luís, pela diversidade musical e pela culinária, rica em sabores, cores e temperos marcantes no paladar, o Food & Jazz propícia o reconhecimento a artistas como Tânia Maria.

Segundo o historiador Tonny Araújo, curador intelectual do Food e Jazz, Tânia pode ser considerada como um símbolo de empoderamento feminino, pois desde cedo enfrentou as opressões no meio musical, “mostrando que as mulheres podem ser o que quiserem, inclusive excelentes instrumentistas”, afirmou o curador. Hoje, ela está com 75 anos e mora em São Paulo com a família, após décadas residindo no exterior, a começar por Paris (França), cidade escolhida para potencializar seu trabalho ainda nos anos 70. A música de Tânia Maria reflete suas variadas influências, que vão desde melodias pop, às harmonias complexas de jazz, ritmos do funk, soul e samba. Suas principais influências são Oscar Peterson, Bill Evans, Luiz Eça, Sarah Vaughan, Tom Jobim e Milton Nascimento.

Ainda segundo Tonny, que publicou juntamente de Renan Ruiz (UNESP) um estudo sobre a musicista, a família de Tânia Maria residia próximo à Fonte do Ribeirão, antes de partir para Volta Redonda (RJ), onde Tânia começou sua carreira artística. Ao longo de sua trajetória, a artista gravou mais de 25 discos, ganhou diversos concursos e premiações (entre eles, o concurso de calouros do Ary Barroso e o prêmio Golden Leonard Feather Awards), além de indicações ao Grammy (Melhor Performance de Vocal Feminina, em 1985; melhor álbum pelo disco "Tempo", Grammy Latino de 2012).

O Food & Jazz São Luís é patrocinado por Coca-Cola através da Lei Estadual de Incentivo à cultura promovida pela Secretaria de Cultura do Governo do Maranhão- SECMA, com apoio da Prefeitura de São Luís, do SENAC MA, Lopes Máquinas, Inspirar Comunicação e realização do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas - IESTI e Juçara Figueiredo Produções.

Serviço: 
O quê: 2ºFestival Food &Jazz e 1º em São Luís
Quando: 6 a 16 de julho  abertura com o cortejo Jazz da Banda Street Band, com saída as 17h do dia 6/7 do Mr. Cold 9- Beco Catarina Mina).
Locais: Bares, Restaurante, Docerias e Cafés participantes do 1ºFestival Food &Jazz de São Luís. Listagem completa dos estabelecimentos participantes: @foodjazzbrasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.