Estamos de olho!

Comitê paralímpico convoca atletas para Paris e medalhistas maranhenses estão na lista

Jardiel (futebol de cegos) e Pâmela Pereira (vôlei) sentado foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Jardiel vai em busca da sua segunda medalha ( Foto - Divulgação / CPB)
Jardiel vai em busca da sua segunda medalha ( Foto - Divulgação / CPB)

SÃO LUÍS - A Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta terça-feira (25) a primeira parte da convocação dos seus atletas para  os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Nesta primeira lista foram chamados os atletas das modalidades:  badminton, canoagem, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, natação, taekwondo, tênis de mesa e vôlei sentado. Entre os convocados, estão os maranhense Jardiel, no futebol de cegos, e Pâmela Pereira, do vôlei sentado. Ambos são medalhistas paralímpicos. Jardiel foi ouro, nos jogos de Tóquio, e Pâmela, bronze, no Rio de Janeiro, e em Tóquio também. 

VEJA MAIS 

Com vaga de Rayssa Leal, Maranhão tem dois atletas garantidos nas Olimpíadas de Paris

Ao todo, foram anunciados 122 atletas com deficiência e dois goleiros. Por modalidade, houve a convocação de 37 atletas da natação, 24 do vôlei sentado, 15 do tênis de mesa, 12 do goalball, 10 do futebol de cegos, oito da canoagem, sete da esgrima em cadeira de rodas, seis do taekwondo, três do badminton e dois do hipismo.

Pâmela Pereira tem duas medalhas de bronze nas Paralimpíadas ( Divulgação / CPB)
Pâmela Pereira tem duas medalhas de bronze nas Paralimpíadas ( Divulgação / CPB)

Mais sobre os atletas 

Pâmela Pereira tem 36 anos e nasceu na cidade de Balsas, no interior do Maranhão, mas vive há muitos anos em Goiânia. Em 2014, Pâmela sofreu um acidente de moto e precisou amputar parte da perna esquerda. Três meses depois, ela conheceu o vôlei sentado e, pouco tempo depois, se destacou no Campeonato Brasileiro. Na sequência conquistou duas medalhas de bronze com a Seleção Brasileira nos  Jogos Paralímpicos. 

Jardiel Vieira Soares é maranhense da cidade de Pinheiro, tem 27 anos, e conquistou uma medalha de ouro em Tóquio. Jardiel é fã de Cristiano Ronaldoe e decidiu dar seus primeiros chutes, improvisando uma bola dentro de uma sacola plástica para fazer barulho. Jardiel se destacou em São Luís, atuando pelo Cedemac, e na sequência foi para as seleções de base e depois à equipe principal, isso em 2015. Sua primeira competição oficial foi em 2019, com a Copa América no Brasil, seguida pelo Parapan de Lima. 

História do Brasil nas Paralímpiadas 

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze), ou seja, está a 27 do seu 400º pódio no evento. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a sua melhor campanha com 72 medalhas no total, a mesma quantidade obtida nos Jogos do Rio 2016. Destas, 22 foram de ouro, superando as 21 de Londres 2012. Ainda foram mais 20 pratas e 30 bronzes no Japão (Fonte: CPB). 

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 têm início no dia 28 de agosto e vão até 8 de setembro. 


 

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.