Olimpíadas

"Foi uma prova de superação", diz Rayssa Leal após título no Pré-Olímpico

Prova final foi disputada neste domingo (19) em Shangai na China

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 19/05/2024 às 14h37
Prova final foi disputada neste domingo (19) em Shangai na China
Prova final foi disputada neste domingo (19) em Shangai na China (@rayssaleal)

SHANGAI (CHINA) – Após vencer a primeira edição Olympic Qualifier Series da história - a maranhense Rayssa Leal – matematicamente classificada para os Jogos Olímpicos de Paris, neste ano agradeceu aos fãs pelas “energias positivas”. 

“Estou muito feliz com o primeiro lugar, tava nervosa. Foi uma prova de superação, fiquei feliz e agradeço demais pela torcida”, disse Rayssa, que agradeceu aos fãs que torceram por ela durante a madrugada. 

Sobre a prova

Na etapa da China do Pré-Olímpico de skate, competição que valeu pontos para o ranking classificatório para os Jogos de Paris, a maranhense terminou com 274,89 pontos, na frente das japonesas Liz Akama (273,45) e Coco Yoshozawa (257,73).

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Skate, a brasileira conseguiu a ótima nota de 92,23, passando para a etapa das manobras únicas na primeira posição. Ali, começou mantendo a liderança com a nota 86,30.

Na sequência, conseguiu um 91,81 e pôde ficar tranquila para tentar arriscar nas três rodadas finais. Depois de duas quedas, atingiu 90,85 na última manobra para garantir o título.

No sábado, durante as semifinais, Rayssa Leal também teve uma nota invalidada, porém com uma outra volta perfeita com pontuação superior a 84 pontos, - com backflip e outras manobras, Rayssa Leal – ainda que com dores no pé após uma queda durante os treinamentos na China para o Pré-Olímpico, conseguiu a vaga para a final e na quarta colocação.

Na final, a liderança ocorreu de forma técnica. Com 179 mil pontos antes da competição em solo chinês, Rayssa Leal não pode mais ser superada no ranking nacional, se qualificando para a segunda Olimpíada de sua carreira. e, de quebra, se consolidou como a favorita para ganhar a medalha olímpica de ouro, fazendo história no skate brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.