SÃO LUÍS – Os treinos começam bem cedo na Academia CT Forte Combate, da Associação Delson de Artes Marciais (ASDAM), no bairro da Cohab e São Luís. Pouco a pouco, os alunos chegam ao local e se dirigem ao Mestre Delson Pinto e o cumprimentam com a saudação típica do Muay Thai, o Sawadee, o ritual nunca é quebrado, caso seja é considerado um ato de indisciplina e ao aluno/atleta pode sofrer algum tipo de punição, como: abdominais, flexões de braços ou outra atividade física. Disciplina é a palavra de ordem.
O treino começa com aeróbicos e exercícios de aquecimentos. Sem moleza. Aos comandos de Delson, os atletas correm sobre o tatame, agacham, fazem abdominais e em seguida partem para as técnicas do Muay Thai.
Leia também:
Muay Thai vira "febre" nas academias e já revela campeões
Asdam forma os dois primeiros atletas grau preto de Muay Thai do Maranhão
Muay Thai queima até mil calorias por aula
Muay Thai significa arte livre e é conhecida como a Arte das oito armas por utilizar golpes combinados com os dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos duas canelas e pés. As combinações são eficientes e certeiras. Os praticantes da arte marcial de origem tailandesa são conhecidos pelo bom preparo físico, os treinos são intensos e exigem muito de seus adeptos. Todo golpe de Muay Thai tem como objetivo acabar com a luta.
O paraense Delson Pinto comanda a ASDAM no Maranhão. A instituição já coleciona títulos regionais, nacionais e internacionais. Delson recebeu nossa equipe de reportagem e contou tudo sobre a arte marcial.
Saudação
A saudação utilizada no Muay Thai é o “Sawadee”. A saudação é acompanhada do ato de juntar as mãos frente ao rosto, curvando-se e abaixando a cabeça. “É uma palavra de origem Tailandesa e significa bom dia, boa tarde ou boa noite, é uma forma respeitosa de saudação. Na Tailândia, utiliza ainda o Sawadee Krap (para homens) Sawadee Kha (para mulheres)”, explicou o mestre Deslon.
Música tradicional
Sarama é a música tradicional do Muay Thai tocada durante os combates na Tailândia, assim como nos rituais que antecedem os combates. “Na Tailândia, os treinos e as lutas são acompanhadas pela Sarama, quanto mais rápida a música, mas intenso é o treino ou a luta” explicou.
As oito armas
O Muay Thai passou por diversas transformações durantes os anos. Desde a forma de defesa até a inclusão de técnicas do boxe inglês como forma de aperfeiçoar a arte marcial. O objetivo dos golpes sempre é o nocaute por isso são feitos de forma sequencial.
Abaixo as principais técnicas da luta:
Técnicas de pernas
As joelhadas (Knee – Khao) são os golpes mais característicos do Muay Thai e não há algo semelhante em nenhuma outra arte marcial. “As joelhas podem surpreender o adversário com uma sequência de golpe pode acertar o adversário e leva-lo a nocaute”, disse Delson.
Os fortes chutes são classificados em três níveis: Baixo, onde o alvo é a panturrilha, a canela e a parte de traz do joelho; o médio, nesse o nível são as costelas e tronco e por fim Alto que visa o queixo, o pescoço e a cabeça. “É importante, no momento do chute, movimentar o quadril para colocar força e firmeza nos golpes. O segredo está no quadril”. Os chutes são: circular (Roun Kick), chute frontal (front kick) e chute girado (Spining Back Kick).
Técnicas de Braços
Como já dito anteriormente, o Muay Thai passou por transformações e os socos utilizados são semelhantes ao boxe tradicional. O Muay antigo utilizava golpes com a palma e dorso da mão e ponta dos dedos.
Os golpes mais comuns são: o Jab, desferido com a mão da frente. O Direto deferido com mão de trás. A sequência dos dois golpes é utilizada de forma constante.
O cruzado é uma variação do golpe direto. Este, por sua vez, é desferido lateralmente.
Graduação
No Muay Thai tradicional não há nenhum objeto que simbolize a graduação. Mas após a expansão da modalidade pelo mundo foi criado um sistema de graduação que tem como critério a evolução do atleta na arte marcial. O Kruang ou prajied é uma tarja utilizada pelo adeptos no braço com sua respectiva graduação.
O sistema utilizado no Brasil segue a seguinte dinâmica
Grau 1 (iniciante)
Prajied Branco
Grau 2 (iniciante)
Prajied Vermelho e Branco
Grau 3 (iniciante)
Prajied vermelho
Grau 4 (intermediário)
Prajied vermelho e azul claro
Grau 5 (intermediário)
Prajied Azul Claro
Grau 6 (intermediário)
Prajied Azul claro e Azul escuro
Grau 7 (Instrutor auxiliar)
Prajied Azul escuro
Grau 8 (instrutor)
Prajied azul escuro e preto
Grau 9 (professor)
Prajied preto
Grau 10 (Mestre)
Prajied Preto e Branco
Grau 11 (grão-mestre)
Prajied Preto, Branco e vermelho
Saiba Mais
- Dominique Botelho: A ascensão do Maranhão no muay thai e kickboxing
- Por viagem, atletas do Muay Thai fazem campanha no MA
- Maranhão conquista seis medalhas em torneio Interestadual no Pará
- Imirante Esporte conversa com Leonardo Belfort sobre o Muay Thai em SL
- Asdam forma os dois primeiros atletas grau preto de Muay Thai do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.