Série D

Maranhão Atlético cede empate ao Tocantinópolis e perde chance de reassumir liderança na Série D

Mesmo sem vencer há quatro jogos na Quarta Divisão, o MAC continua no G4 do Grupo 2 da Quarta Divisão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Lance da partida entre Tocantinópolis e Maranhão Atlético, pela fase de grupos da Série D.
Lance da partida entre Tocantinópolis e Maranhão Atlético, pela fase de grupos da Série D. (Iury Oliveira / Maranhão Atlético Clube)

TOCANTINÓPOLIS - Pressionado pela perda do título do Campeonato Maranhense para o Sampaio Corrêa no último fim de semana e por um jejum de três partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro Série D, o Maranhão Atlético enfrentou o Tocantinópolis na noite desta terça-feira (18), no Estádio Ribeirão, pela nona rodada da fase de grupos da Quarta Divisão. Focado em surpreender fora de casa, o MAC até teve bons momentos no confronto e chegou a abrir o placar, mas desperdiçou grandes oportunidades para ampliar a vantagem, viu o Tocantinópolis arrancar o empate por 1 a 1 e deixou escapar a chance de voltar para a liderança do Grupo 2 da competição nacional.

Depois de segurar a pressão inicial do Tocantinópolis, o Maranhão Atlético teve as melhores chances no primeiro tempo e abriu o placar aos 39 minutos, com o zagueiro Pedro Gustavo, que aproveitou cobrança de falta de André Radija para balançar as redes pelo Quadricolor. Já na segunda etapa, o MAC ficou com um jogador a mais após a expulsão do zagueiro adversário Pedrão e foi ao ataque para encaminhar a vitória, entretanto, o Tocantinópolis se segurou bem, igualou o número de jogadores com a expulsão do zagueiro atleticano Maicon e conseguiu o gol de empate aos 32 minutos, em uma bela cobrança de falta de Tiaguinho.

Mesmo com o quarto tropeço consecutivo, o Maranhão Atlético continua na zona de classificação para a segunda fase da Série D. O Quadricolor chegou aos 14 pontos e está na terceira posição do Grupo 2 da Quarta Divisão. Já o Tocantinópolis é o vice-líder da chave, com os mesmos 15 pontos do primeiro colocado Altos, que lidera a disputa por ter melhor saldo de gols.

O Maranhão Atlético agora terá um bom período de descanso e preparação até o seu próximo compromisso na Série D, que está marcado para a próxima quinta-feira (27), às 19h30, diante do Cametá, no Estádio Nhozinho Santos, com transmissão da rádio Mirante News FM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Tocantinópolis, por sua vez, encara o River neste domingo (23), às 16h, no Estádio Ribeirão.

O jogo

Logo com um minuto de jogo, o Maranhão Atlético tentou assustar o Tocantinópolis com um chute de longe de Pedro Gustavo, que parou em defesa segura de Anderson Testa, mas quem chegou com perigo pela primeira vez no confronto foi o Verdão do Norte: aos sete minutos, Gustavo Santos roubou a bola no campo de defesa do MAC e soltou o chute forte, obrigando Moisés a fazer uma defesa difícil pelo Quadricolor.

Com o passar do tempo, o Maranhão Atlético assumiu o controle do jogo e acumulou oportunidades. Vander, aos 17 minutos, arriscou de longe e mandou a bola por cima do gol. Já aos 21, foi a vez de Rafael arriscar a tabela com André Radija e chutar fraco, para defesa tranquila de Anderson Testa. Pouco depois, aos 28, Adeilson aproveitou cruzamento de Ronald e fez o desvio de cabeça, porém, a bola foi para fora.

Na reta final do primeiro tempo, o Maranhão Atlético aumentou o ritmo no ataque, diante de um Tocantinópolis que sofria para trocar passes e assustar a equipe maranhense. Aos 36 minutos, Felipe Cruz chutou, Anderson Testa deu rebote, e Ronald mandou a sobra para fora. Já aos 39, o MAC encontrou o caminho do gol: após cobrança de falta de André Radija, Pedro Gustavo apareceu como elemento surpresa e desviou para as redes. O Tocantinópolis ainda teve a chance de empatar antes do intervalo, após Bismarck dar um passe na medida para Pedro Dias, porém, Moisés saiu bem do gol e fez a defesa para confirmar a vantagem do MAC no primeiro tempo.

Maranhão Atlético perde chances e sofre empate no Ribeirão

Animado com o bom primeiro tempo, o Maranhão Atlético ainda viu o Tocantinópolis se complicar com a expulsão do zagueiro Pedrão, logo no início do segundo tempo. Com um jogador a mais, o Quadricolor avançou suas linhas para pressionar o TEC em busca do segundo gol. Aos oito minutos, Vander bateu firme, mas foi travado pela defesa da equipe tocantinópolis. Em seguida, aos 10, André Radija arriscou de longe, para fora.

Diante de um Tocantinópolis fechado, restou ao Maranhão Atlético trocar passes em busca de espaços na defesa adversária. Em um desses momentos, o Quadricolor quase marcou o segundo gol: aos 23 minutos, Felipe Cruz arriscou o chute cruzado, e a bola passou perto da trave. O cenário positivo do MAC, entretanto, sofreu um duro golpe com a expulsão do zagueiro Maicon, que deixou as duas equipes com 10 atletas em campo.

Novamente em condições de equilibrar o jogo, o Tocantinópolis chegou ao gol de empate com um golaço. Tiaguinho, aos 32 minutos, cobrou falta com categoria e mandou a bola no ângulo de Moisés. Depois disso, o Maranhão Atlético voltou ao ataque, com maior posse de bola, mas não conseguiu criar boas chances para assustar o Tocantinópolis, que segurou o empate até o fim da partida.

FICHA TÉCNICA

TOCANTINÓPOLIS: Anderson Testa; David Filipe, Dedé, Samuel Silva (Tiaguinho) e Pedro Dias; Pedrão, Daniel Barros (Cássio) e Bismarck (Elifran); Renatinho (Romário), Bilau e Gustavo Santos (Chaparral). Treinador: Reginaldo França

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Pedro Gustavo, Luís Fernando, Maicon e André Radija; Tibiri, Vander (Dieguin), Adeilson e Ronald; Rafael (Capote) e Felipe Cruz (Bedeu). Treinador: Vinícius Saldanha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.