Série D

Maranhão Atlético vence o Cametá e reassume liderança do Grupo 2 da Série D

Quadricolor encerrou uma série de quatro jogos sem vitórias e deu um passo importante na luta pela classificação.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/06/2024 às 23h44
Vinícius Barata comemora: o Maranhão Atlético derrotou o Cametá no Nhozinho Santos.
Vinícius Barata comemora: o Maranhão Atlético derrotou o Cametá no Nhozinho Santos. (Iury Oliveira / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS - O Maranhão Atlético conquistou, na noite desta quinta-feira (27), um importante resultado na luta pela classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. Em duelo válido pela 10ª rodada da fase de grupos da Quarta Divisão e disputado no Estádio Nhozinho Santos, o MAC fez valer o fator casa, venceu o Cametá por 1 a 0, encerrou uma série de quatro tropeços consecutivos na competição nacional e reassumiu a liderança isolada do Grupo 2.

Pressionado pelo jejum de vitórias na Série D, o Maranhão Atlético não conseguiu se impor no primeiro tempo e ainda levou alguns sustos do Cametá, que buscava a vitória para se aproximar do G4 do Grupo 2. No segundo tempo, entretanto, o Quadricolor melhorou de produção, criou boas oportunidades diante da equipe paraense e garantiu a vitória com um belo gol de Vinícius Barata, aos 26 minutos.

Com a vitória em casa, o Maranhão Atlético pulou da quarta para a primeira posição do Grupo 2 da Série D. O MAC tem 17 pontos, dois a mais que o vice-líder Altos e três a mais que o Moto Club, primeira equipe fora do G4 da chave. Já o Cametá, que tem 11 pontos, caiu para a sétima colocação da chave e se complicou na disputa por uma vaga na segunda fase da Quarta Divisão.

Sem muito tempo para comemorar, o Maranhão Atlético já volta a jogar pela Série D na tarde deste domingo (30), às 17h, diante do Águia de Marabá, no Estádio Zinho de Oliveira. O Cametá, por sua vez, permanece em São Luís para enfrentar o Moto Club na próxima quarta-feira (3), às 20h, no Estádio Castelão. As duas partidas terão cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante News FM.

O jogo

No início de partida, o Maranhão Atlético valorizou a posse de bola e tentou encontrar espaços na defesa do Cametá, que se segurou bem e ainda criou a primeira grande chance de gol no Nhozinho Santos: aos 12 minutos, Debu arriscou o chute de longe e obrigou Moisés a fazer uma defesa difícil.

Com pouca criatividade ofensiva, o Maranhão Atlético só levou perigo ao Cametá aos 26 minutos, após Ronald arriscar o chute de longe e mandar a bola pela linha de fundo. A equipe paraense respondeu aos 29, com Jorge Pedra, que bateu da entrada da área e assustou o goleiro Moisés.

Na reta final do primeiro tempo, a equipe do Maranhão Atlético cresceu de produção e foi para cima do Cametá. Ronald, aos 31 minutos, foi lançado na grande área, fez o giro e arriscou o chute, que bateu na zaga antes de sair pela linha de fundo. Já aos 36, Vander cobrou falta com força, e o goleiro Pedro Henrique, no momento de fazer com a defesa, se atrapalhou e teve que mandar a bola para fora.

Maranhão Atlético melhora e conta com golaço de Vinícius Barata

Focado em conquistar a vitória em casa, o Maranhão Atlético voltou mais agressivo do intervalo. Ronald, aos quatro minutos, encontrou espaço e bateu forte, para fora. Já aos 15, Ronald teve mais uma boa chance em finalização de longe, que foi defendida por Pedro Henrique.

Diante de um Cametá recuado, o Maranhão Atlético avançou suas linhas em busca do primeiro gol. Aos 18 minutos, Vinícius Barata bateu cruzado, e Pedro Henrique, bem posicionado, segurou firme. Pouco depois, aos 23, Rafael aproveitou cruzamento de Ronald e chutou forte, para mais uma grande defesa de Pedro Henrique.

A insistência do Maranhão Atlético foi premiada aos 26 minutos: após receber passe de Ronald na entrada da grande área, Vinícius Barata fez bela jogada individual, passou pela zaga do Cametá e bateu forte para marcar o gol do MAC. Depois disso, o Quadricolor controlou os avanços do Cametá sem maiores sustos e confirmou a vitória no Nhozinho Santos.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Luís Fernando, Fernando e Hugo Leonardo; Sousa Tibiri (Rafael) (Kessinho), Vander e Adeilson; Ronald, Vinícius Barata e Felipe Cruz (Capote). Treinador: Vinícius Saldanha

CAMETÁ: Pedro Henrique; Magnum (Vanderlan), Pedrão, Marcão e Maranhão; Jorge Pedra, Alysson e Fininho (Lima); Debu (PH), Acará (Léo Rosa) e Papel (Leandro Cearense). Treinador: Rodrigo Reis

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.