Testagem

Quinze testam positivo para Covid-19 em abrigos de Imperatriz

Equipes de saúde fazem atendimento itinerante para atender os desabrigados.

Tátyna Viana/Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h35
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Dos quase 100 testes realizados em abrigos na cidade de Imperatriz, 15 deram positivo: três pessoas na escola Tiradentes, seis no Parque de Exposições e seis na Quadra da Caema, que são os abrigos com maior número de pessoas, quase 200.

O relatório acumulado das ações da equipe da saúde na última semana em cinco abrigos de Imperatriz realizou quase 200 consultas e um total de 723 atendimentos.

Leia mais:

Maranhão tem 31 cidades prejudicadas ou em alerta por chuvas intensas

VÍDEO: moradores improvisam balsa de tambor para retirar carros de enchente em ITZ

Animais ilhados são resgatados por bombeiros e voluntários em Imperatriz

Além de aferição de pressão e glicemia, atendimento social, as famílias desabrigadas pela enchente do rio Tocantins que estão nesses locais tiveram acesso a testes de Covid-19 e imunização contra a doença.

Também houve resistência quanto à vacinação com a recusa de desabrigados no Parque de Exposições em receber a dose do imunizante.

O trabalho das equipes de saúde deve continuar e ser realizado em todos os abrigos da cidade. Os que testaram positivo foram encaminhados para o devido tratamento.

Em Imperatriz, equipes de bombeiros de outras cidades reforçam o trabalho realizado pelos militares do 3º BBM, uma operação para auxílio aos afetados é realizada durante todo o dia. Transporte de pessoas dos locais alagados, entrega de cestas básicas, distribuição de quentinhas, resgate de animais, transporte de bens e entrega de medicamentos estão entre as ações desempenhadas pelos profissionais.

A Defesa Civil Estadual contabiliza 1.356 famílias desabrigadas e desalojadas em todo o Maranhão. Aquelas famílias que necessitam de auxílio estão sendo amparadas pelo poder público e acomodadas em abrigos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz não foi notificada a respeito de casos positivos de Covid-19 em pessoas testadas, pela Secretaria Estadual de Saúde, nos abrigos da cidade.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz não foi notificada a respeito de casos positivos de covid-19 em pessoas testadas, pela
Secretaria Estadual de Saúde, nos abrigos da cidade. O órgão estadual realizou a testagem, verificou os casos positivos, porém não informou à secretaria para as tomar providências.

Entretanto, a Semus, por meio da Atenção Básica, já faz o acompanhamento contínuo das famílias que se encontram nos abrigos e identificou os pacientes, organizou o espaço para o isolamento e tem feito acompanhamento constante das famílias.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que os casos identificados, a maioria está assintomáticos outros com sintomas leves e são pessoas vacinadas, inclusive alguns com terceira dose contra covid-19.

Uma equipe de Estratégia de Saúde da Família retorna no período noturno ao abrigo para acompanhamento desses casos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.