Enchentes

Cerca de 100 novas famílias são desabrigadas pela enchente em Imperatriz

Dois novos abrigos foram improvisados pela prefeitura.

Tatyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h37
O aumento de 40 centímetros do nível do Rio Tocantins é reflexo da vazão de água da Hidrelétrica de Estreito.
O aumento de 40 centímetros do nível do Rio Tocantins é reflexo da vazão de água da Hidrelétrica de Estreito. (Divulgação)

IMPERATRIZ - O nível do Rio Tocantins atingiu, nesta quinta-feira (13), segundo a Defesa Civil de Imperatriz, a marca de 10,60 m acima do normal. O aumento de 40 centímetros nas últimas 24 horas é reflexo da vazão de água da Hidrelétrica de Estreito. O aumento repentino obrigou dezenas de novas famílias do bairro Vila Leandra, nas proximidades da praia do Cacau, a saírem de suas casas, além de novas famílias do residencial Colina Park, que tem sido um dos mais afetados pelas enchentes. Ao todo, a Defesa Civil estima que 100 novas famílias foram atingidas.

Leia também:

Rio Itapecuru baixa em Mirador, e rio Tocantins sobe em ITZ; mais de mil famílias sofrem com enchentes no Maranhão

A escola Frei Manoel Procópio, localizada no bairro Beira Rio, e a igreja católica Cristo Salvador são os dois novos abrigos providenciados pela prefeitura, com o crescimento de desabrigados. A Escola Tiradentes também aumentou o número de vagas e, além do ginásio, as famílias estão sendo colocadas nas salas de aula. Um cadastro é feito quando elas dão entrada nos abrigos para que haja um controle das principais necessidades de cada uma.

Já são mais de duas semanas desde os primeiros impactos da cheia do rio Tocantins na rotina dos ribeirinhos e a previsão é de chuvas intensas nos estados de Goiás e Tocantins até o dia 20 de janeiro, o que têm consequências diretas na vazão da barragem de Estreito e no aumento do volume das águas na Região Tocantina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.