Coronavírus

Hospital de Campanha de Imperatriz tem a menor ocupação em um ano

Cinco dos 59 leitos de UTI estão ocupados na unidade nesta terça-feira (20).

Tatyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Hospital Municipal de Campanha de Imperatriz.
Hospital Municipal de Campanha de Imperatriz. (Divulgação)

IMPERATRIZ - Com 49 leitos de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Municipal de Campanha completa um ano e três meses de portas abertas em Imperatriz, mas atendendo com baixa demanda nos últimos meses. Com taxa de ocupação em queda, a unidade registra um número de pacientes cada vez menor nas enfermarias e UTI´s.

Nesta terça feira (20), dos 59 leitos disponíveis, apenas cinco estão com pacientes internados. Destas, uma de Imperatriz e as demais são de Cidelândia, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Açailândia. No sistema de Regulação de Leitos, que recebe pedidos de diversas partes do estado para os quatro hospitais referência da Covid-19 (Macro, Regional Materno Infantil, HMC e Hospital de Campanha do Estado) hoje foram feitas três solicitações, sendo uma de Imperatriz e duas dos municípios de Porto Franco e Açailândia.

Segundo a secretária Mariana Jales, a tendência é que os números continuem em queda na cidade de Imperatriz, devido às estratégias de controle da doença adotadas pelo município, bem como o avanço da vacinação, que chega nos próximos dias na faixa etária dos 20 anos. Ela ressalta, que para manter o HMC aberto, com a estrutura que se tem hoje, os custos são altos.

“Só para manter os plantões do hospital temos um custo de folha com 22 profissionais por dia na escala. Mantivemos o HMC aberto desde abril do ano passado por entendermos a necessidade da população. Mesmo quando diversas cidades fecharam os seus, nós continuamos atendendo, porque tínhamos uma demanda e ainda não existia a vacina. Agora o cenário mudou, graças a Deus temos uma decrescente e cada vez menos pessoas precisando dessa unidade”, comentou.

Inaugurado em 26 de abril de 2020, o Hospital Municipal de Campanha de Imperatriz, HMC, foi o primeiro inaugurado no Maranhão, e é um dos mais completos da região com 49 leitos de enfermagem e 10 de UTI, equipados com respiradores, aparelhos de gasometria e raio X portátil. Além disso, a unidade conta com rede de oxigênio para os leitos de UTI e fornecimento de balões de oxigênio para os leitos de enfermaria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.