Em Imperatriz

Em um mês, Delegacia da Mulher instaura 53 inquéritos que investigam casos de violência

Em 2020, 40 boletins de ocorrência foram registrados e 40 medidas protetivas de urgência protocoladas.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
A Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz funciona de segunda à sexta, em expediente comercial, de 8h às 18h.
A Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz funciona de segunda à sexta, em expediente comercial, de 8h às 18h. (Foto: Divulgação/Secap)

IMPERATRIZ – Os números da violência contra a mulher são assustadores e continuam em uma crescente nesse período de pandemia. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 4 minutos uma mulher é agredida e sobrevive. A Casa da Mulher Maranhense, que foi implantada na cidade há sete meses com uma rede de combate à violência mais estruturada, tem servido para dar suporte às vítimas e realizou 85 atendimentos em janeiro.

Os atendimentos resultaram em 40 boletins de ocorrência registrados e 40 medidas protetivas de urgência protocoladas. Também foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão e 53 inquéritos policiais foram instaurados, desses números, 25 denúncias foram feitas pelo Disk 180 e em 2020 61 inquéritos policiais já foram concluídos.

A Casa da Mulher Maranhense reúne vários órgãos em um só lugar para facilitar o atendimento às mulheres vítimas de violência. Dispõe em sua estrutura de serviços da Vara da Mulher, Delegacia da Mulher, Promotoria e Defensoria, além de uma brinquedoteca, que é um serviço de apoio que acolhe as crianças das mulheres que buscam atendimento, além de transporte para deslocamento das mulheres atendidas. A rede conta ainda com o apoio da Patrulha Maria da Penha para acompanhar e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas. De janeiro a dezembro de 2020 foram cadastradas 279 e dessas 50 foram descumpridas, com 115 prisões feitas pela patrulha.

A Casa da Mulher Maranhense funciona de segunda à sexta, em expediente comercial, de 8h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.