Testes

Cerca de 250 famílias devem ser testadas em Imperatriz em pesquisa que estuda a Covid-19

As famílias serão testadas como forma ajudar na elaboração de estratégias contra a doença.

Angra Nascimento/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
(Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – Uma pesquisa do Ministério da Saúde, denominada “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, está sendo realizada no país. No Maranhão, cinco municípios irão participar da pesquisa, entre eles, Imperatriz

A pesquisa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Opinião Pública (Ibope) e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Ela ocorre entre os dias 4 a 7 de junho. Cerca de 250 famílias serão testadas como forma ajudar na elaboração de estratégias contra a Covid-19 (coronavírus).

“O intuito da pesquisa é contribuir na elaboração de estratégias de saúde para combater a pandemia da Covid-19 no país. Então, a participação de todos é extremamente necessária”, destaca o enfermeiro e coordenador do estudo, em Imperatriz, Leonardo Marinho.

De acordo com a Prefeitura de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já se alinhou à coordenação da pesquisa na cidade, e à operacionalização dos estudos. A mesma pesquisa será realizada em outras quatro cidades do Estado, totalizando os cinco municípios do Maranhão que fazem parte da pesquisa.

A pessoa que irá participar do estudo, será sorteada e deve assinar um termo de consentimento, feito esse procedimento, só então é aplicado o teste rápido. Em seguida, deverá responder a um questionário. O teste rápido é realizado coletando apenas uma gota de sangue da ponta do dedo, e o resultado sai na hora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.