Recomendação

MP recomenda que agências bancárias evitem aglomerações de idosos

Bancos têm prazo de 72 horas para responder ao Ministério Público sob pena de responsabilização.

Imirante.com / Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Os bancos devem também adotar, de forma criteriosa e absoluta, o distanciamento não inferior a dois metros entre um cliente e outro.
Os bancos devem também adotar, de forma criteriosa e absoluta, o distanciamento não inferior a dois metros entre um cliente e outro. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ – O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) expediu Recomendação nessa terça-feira (31), orientando que as agências bancárias em Imperatriz evitem aglomeração de clientes, especialmente de pessoas idosas, em suas instalações e no entorno durante o horário de funcionamento. As instituições financeiras têm 72h para responder ao MP-MA sob pena de responsabilização.

O documento é assinado pelo titular da 4ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Imperatriz, Joaquim de Souza Júnior. O promotor ressalta que a medida pretende evitar o contágio do coronavírus (Covid-19).

Dentre as medidas, os bancos devem providenciar que saques e demais operações bancárias sejam realizadas mediante entrega de senhas ou por meio de outras formas de controle de fluxo de pessoas.

As instituições financeiras devem também adotar, de forma criteriosa e absoluta, o distanciamento não inferior a dois metros entre um cliente e outro. O documento orienta, ainda, destinar um funcionário exclusivamente para organizar as filas e o acesso dos clientes à agência, dentro e fora do estabelecimento.

“É de conhecimento do Ministério Público que há aglomerações de clientes nas agências bancárias no município. É unânime por parte das autoridades sanitárias a recomendação para evitar estas aglomerações como forma de diminuir o contágio pelo coronavírus (Covid-19), principalmente no que tange à aglomeração de idosos e demais grupos de risco, segmentos cuja letalidade pelo coronavírus (covid-19) é maior”, destaca o promotor de justiça, Joaquim Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.