Dia do Rim

Quase 500 pessoas fazem hemodiálise, em Imperatriz

Evento ofereceu exames de glicemia e aferição de pressão, além de sessão de atividades físicas.

Tátyna Viana/Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A ação foi realizada na Praça de Fátima, no Centro da cidade.
A ação foi realizada na Praça de Fátima, no Centro da cidade. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março, que caiu no último dia 12. Para lembrar a data, neste sábado (14), uma ação na Praça de Fátima, no Centro da cidade, buscou a conscientização da população para reduzir os impactos das doenças renais.

O evento ofereceu exames de glicemia e aferição de pressão arterial gratuitos, além de uma sessão de atividades físicas de alongamento para mostrar a importância de praticar atividade física. O controle da pressão arterial, dos níveis de glicose no sangue, evitar o cigarro, manter um peso saudável, estão entre as medidas básicas de prevenção.

Leia também: Imperatriz registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Em Imperatriz, cerca de 480 pacientes fazem hemodiálise pelo SUS. A maioria de Imperatriz e cidades como Riachão, Balsas, Estreito e Porto Franco, além de pacientes do estado do Tocantins.

Segundo o médico nefrologista Antônio Alberto, o tratamento de um paciente que faz hemodiálise custa em média $5 mil por mês aos cofres públicos. A ação buscou também chamar a atenção para o diagnóstico das doenças nos rins na fase inicial para aumentar o tempo e qualidade de vida do paciente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.