Covid-19

Imperatriz registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Trata-se de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha; em todo o Maranhão já são 10 casos suspeitos.
Imirante.com, com informações da SES13/03/2020 às 19h15
Imperatriz registra primeiro caso suspeito de coronavírusEm todo o Maranhão, 10 casos suspeitos estão sendo monitorados. (Josué Damacena / IOC / Fiocruz)

IMPERATRIZ - O primeiro caso suspeito do novo coronavírus em Imperatriz foi registrado nesta sexta-feira (13). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), trata-se de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha. Em todo o Maranhão, 10 casos suspeitos estão sendo monitorados.

Saiba mais:

Coronavírus: centro de testagem em São Luís abre na segunda-feira, afirma secretário

Secretaria da Saúde investiga mais cinco casos suspeitos de coronavírus no Maranhão​

Dos 10 casos suspeitos, nove são em São Luís. Segundo a SES, na capital maranhense, os cinco novos casos suspeitos registrados, nesta sexta-feira (13), são: homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo; mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica; mulher de 64 anos, contato com suspeito de Covid-19; homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) realiza o monitoramento dos casos. Estas pessoas foram orientadas, conforme protocolo do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, e seguem em isolamento domiciliar por não apresentarem gravidade no quadro clínico.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) já encaminhou amostras coletadas dos cinco novos casos para análise do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA), para confirmação ou descarte da suspeita.

Até o momento, não há casos confirmados do Covid-19 no Maranhão.

Transmissão Comunitária

A SES informa, ainda, que o Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta sexta-feira (13) as informações sobre casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). Segundo o órgão, os casos de transmissão comunitária são aqueles quando não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

Perfil dos casos suspeitos

1. Homem, de 46 anos, procedente de Milão (Itália);
2. Mulher, de 47 anos, contato com suspeito de Covid-19;
3. Adolescente, de 15 anos, procedente de Santa Bárbara, cidade da Califórnia (EUA);
4. Mulher, de 63 anos, procedente de Nazaré, Fátima e Óbidos (Portugal);
5. Criança, de 4 anos, histórico de viagem para Miami e Orlando (EUA);
6. Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo;
7. Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica;
8. Mulher de 64 anos, contato com suspeito de Covid-19
9. Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque
10. Homem, de 21 anos, histórico de viagem para a Alemanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.