Reclamações

Índios venezuelanos vivem em condições precárias em Imperatriz

Índios venezuelanos vivem em condições precárias em Imperatriz.

Imirante.com Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10

IMPERATRIZ - Fugindo da crise política, econômica e humanitária que a Venezuela enfrenta, 56 indígenas estão refugiados em Imperatriz. Longe de casa, os indígenas que estão alojados nos fundos da sede da Fundação Nacional do índio (Funai), vivem em condições de vulnerabilidade.

O local tem a estrutura comprometida e não oferece nenhuma condição de higiene. Os refugiados não possuem móveis, e se aglomeram no chão. O mal cheiro de esgoto é constante e eles preparam a comida em local sem a menor condição de higiene adequada.

Em nota, a Prefeitura de Imperatriz, disse que tem prestado assistência aos venezuelanos com oferta de abrigo às famílias, e que tem feito a distribuição de cestas básicas e remédios, e que a opção de viver nas ruas é dos próprios indígenas venezuelanos.

Já o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, disse que tem adotado medidas de orientação aos gestores municipais e parceiros quanto ao modo de acompanhamentos dos venezuelanos refugiados no Estado.

No dia 30 de outubro, a equipe da secretaria esteve em Imperatriz, em reunião com os dirigentes do Funai e com agentes públicos locais para discutir estratégias de acolhimento que assegura a dignidade humana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.