Em Imperatriz

Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestra na Casa do Idoso

A palestra faz parte das atividades integram a campanha Novembro Azul.
Imirante.com Imperatriz07/11/2019 às 08h45
Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestra na Casa do Idoso O palestrante convidado foi o médico cirurgião oncológico Gumercindo Filho, que abordou a importância da prevenção e os tabus que persistem entre os homens. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - Cerca de 200 idosos participaram da palestra oferecida na Casa do Idoso Feliz, sobre prevenção aos cânceres de próstata e pênis, nessa quarta-feira (06). O palestrante convidado foi o médico cirurgião oncológico Gumercindo Filho, que abordou a importância da prevenção e os tabus que persistem entre os homens.

Gumercindo explicou durante a palestra que tabu e ignorância não permitem os homens buscarem atendimento médica adequado. “Infelizmente o nosso Estado é campeão em casos de câncer de pênis, e, muitas vezes, por causa de tabus, esse assunto não é tratado como deveria. Neste tipo de câncer, é importante o paciente estar atento à higiene adequada do pênis – lavar bem com sabão! – e observar se tem alguma alteração na glande, uma ferida ou machucado que não cicatriza, ou um excesso de pele, que pode ser retirado cirurgicamente, sem complicação. É muito importante buscar ajuda médica”, detalhou.

Ele falou ainda que “a prevenção está nos hábitos de vida saudáveis", e explicou a importância de o homem realizar os exames periódicos de prevenção, como o que detecta antígenos específicos de alterações na próstata, mais conhecido como PSA, e toque retal, além de manter uma boa alimentação e rotina de exercícios físicos.

Ao final da palestra, o médico deu a oportunidade ao público e esclareceu questionamentos. Em seguida, os idosos participaram da tradicional aula de dança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.