Saúde

Campanha oferece teste rápido e orientações sobre hepatites virais

As ações serão intensificadas nos dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto.

Angra Nascimento/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Durante horário comercial serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, UBSs, e a sede do programa no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, testes rápidos de hepatites B e C.
Durante horário comercial serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, UBSs, e a sede do programa no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, testes rápidos de hepatites B e C. (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Prevenção contra as hepatites virais é o foco da Campanha Julho Amarelo, que será realizada no período de 29 a 31 deste mês. As ações serão voltadas para o controle e tratamento das hepatites virais.

Durante horário comercial serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde, UBSs, e a sede do programa no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, testes rápidos de hepatites B e C.

O objetivo da campanha anual realizada em julho é conscientizar as pessoas sobre os riscos, alertá-las sobre as formas de prevenção e estimular a se vacinarem contra as hepatites A e B e buscarem o diagnóstico precoce.

O que são hepatites virais

Definida pelos médicos como uma inflamação do fígado, a Hepatite é provocada, na maioria das vezes, por cinco vírus principais que são A, B, C, D e E. Os mais perigosos são os vírus B e C, porque podem desencadear cirrose e até câncer de fígado.

Qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, está sujeita a ser acometida pela doença. O vírus tipo A tem como meio de transmissão os alimentos contaminados e geralmente não deixa sequelas.

Já o vírus tipo B, C ou D têm como meio de transmissão os contatos com fluídos corporais como é o caso do uso de drogas injetáveis, transfusão de sangue e relação sexual sem preservativos (camisinhas).

Os especialistas alertam que uma das maiores preocupações em relação as hepatites é que elas são doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura ou fezes claras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.