Aluno nota 1000

Conheça David Klinsman, o único maranhense que atingiu a nota máxima na redação do Enem 2018

Natural de Imperatriz, o estudante almeja ingressar no curso de Medicina em 2019.

Priscille Damous / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
A média de David Klinsman no Enem 2018 foi 803,9. (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
A média de David Klinsman no Enem 2018 foi 803,9. (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

IMPERATRIZ - Na última sexta-feira (18), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas para todos os concorrentes. Das 55 redações que alcançaram a nota máxima no Enem 2018, apenas um maranhense garantiu esse feito: o estudante de Imperatriz, David Klinsman Santos de Carvalho, de 20 anos, que percorreu um longo caminho até garantir a conquista.

Leia também: Enem 2018: 55 participantes alcançam nota 1000 na redação

"Bem, eu faço Enem desde que entrei no primeiro ano do Ensino Médio, em 2013. Terminei o Ensino Médio em 2015 e saí de lá com muitas mazelas quanto à produção textual. Fora da escola, passei a frequentar cursinho preparatório aqui mesmo em Imperatriz e fiz a prova ainda por mais três vezes, em 2016, 2017 e 2018", disse o estudante em entrevista exclusiva ao Imirante.com.

Aplicado e estudioso, David montou uma rotina de estudo para se sair bem na prova. Nos últimos anos, o estudante esteve perto de atingir a nota máxima na redação. Assim que saiu do Ensino Médio, David Klinsman tirou 760 pontos na redação, em 2015. A nota ainda era considerada baixa para as expectativas do estudante, que sonha em cursar Medicina. Nos anos seguintes, foi por pouco que o aluno não conquistou a nota máxima: em 2016, ele alcançou 940 pontos na redação e em 2017, 980 pontos.

A rotina para o sucesso

Horas e horas de estudo. Foi essa a fórmula que garantiu ao pré-vestibulando a nota máxima na redação. Ao contar sobre a sua rotina de estudos, o estudante garantiu que descansava apenas no domingo.

"Pela manhã, eu ia ao curso, de 7h às 12h30. Ao chegar em casa, almoçava e descansava. Por volta das 14h, eu ia à biblioteca da Ufma, a que fica aqui no centro da cidade, e costumava ficar lá até às 21h, momento em que fechava a sala de estudos. Fazia muitos exercícios, provas de simulados e redações. Fazia pequenas pausas para esticar as pernas, beber uma água, descansar a mente. Ia para casa, jantava, assistia algo e descansava umas duas horas. Via alguma coisa das 23h às 00h30, no máximo e ia me deitar. Isso de segunda a sexta. Aos sábados, geralmente havia programações no cursinho e no domingo, eu era mais flexível com os meus horários, para descansar, para aguentar "o rojão" nas semanas seguintes", contou.

Dedicação

Insistência e paciência foram palavras-chaves para definir o sucesso do aluno. Assim como diversos estudantes brasileiros, David Klinsman sempre desejou estudar Medicina em uma faculdade pública. Apesar de alcançar médias razoáveis em outros anos, que davam ao maranhense a oportunidade de ingressar em diversos cursos pelo país, David manteve a insistência e força de vontade para tornar o seu sonho realidade.

"Eu entendi desde cedo a importância dos estudos para a minha construção como indivíduo. Estudei o Ensino Médio em uma escola particular aqui da minha cidade e já possuía alguns destaques como aluno em sala de aula. No entanto, ao sair de lá em 2015, ainda não havia criado um perfil de pré-vestibulando, o qual eu passei a desenvolver nesses três anos de cursinho. Desde o Ensino Médio, alimento o sonho pela vaga em Medicina. Ao sair da escola possuía médias para outros cursos, mas não para o que eu almejava", disse.

Conselhos

Para alunos que desejam alcançar a nota máxima no Enem ou apenas se sair bem na prova, David Klinsman dá algumas dicas. Saiba dividir o seu tempo na hora de fazer o Enem e coloque-se no lugar do avaliador, sempre antenado nas competências que a redação exige.

"O conselho que eu deixo é tentar pensar como um avaliador e não apenas um aluno. Fazer perguntas como "O que um corretor buscar encontrar em meus textos?" ajudam a direcionar o aluno a buscar encaixar todos os elementos necessários em cada parágrafo, sem esquecer algum. Para tirar 1000, você não precisa ser complexo, ou saber tudo o que está em livros ou dicionários. Basta focar nos elementos que exigem cada parágrafo e pô-los. Agora, um conhecimento da língua ajuda e muito. É a maior dificuldade de grande parte dos alunos, a questão gramatical. Buscar um melhoramento neste ponto é um dos caminhos para obter tal sucesso", garante o maranhense.

Ao contar sobre as técnicas que utilizou para fazer a prova, o aluno assegura: "Na hora da prova, eu dividi bem o meu tempo entre as questões e o texto. Eu sabia que precisava escrever um bom texto, ao mesmo tempo que ir bem nas questões, pelo fato da nota de corte de Medicina ser elevadíssima. Meu professor de redação, Julião, o melhor professor que já tive na área, treinou a mim e meus amigos a produzir um texto pensando nos elementos exigidos por cada competência. E era nisto que pensava ao produzir o texto lá na hora, em não esquecer nenhum dos elementos".

O tal do tema..

Muitos alunos suam frio só de pensar no tema da redação. David Klinsman garante que, independente do tema, o participante deve treinar diversas vezes ao longo do ano. Após muito treinamento e estudo, o aluno certamente irá adquirir uma certa segurança, que garante uma tranquilização na hora da prova.

No ano em que o aluno alcançou a nota mil, o tema da redação não foi nenhuma surpresa para a maioria das pessoas, mas mesmo assim falar sobre "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", deixou muitos participantes preocupados. Ao contar sobre a produção da redação, o maranhense explica:

"Foi realmente complicado. Envolvia termos como "algoritmos" que poderiam gerar uma confusão mental ali, naquele momento de tensão. Quando abri a prova e olhei a frase-tema, espantei-me, a princípio; no entanto, tranquilizei-me e passei a produzir o meu rascunho. Eu vejo e acredito assim, se você elabora muitas redações ao longo do ano, independentemente do tema, você terá una certa segurança para trabalhar com a abordagem. Só variam os assuntos. A cobrança por competências é a mesma".

Confira as notas do estudante maranhense no Enem 2018:

Resultado do estudante maranhense no Enem 2018. (Foto: Divulgação)
Resultado do estudante maranhense no Enem 2018. (Foto: Divulgação)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.