Educação

Curso de engenharia elétrica do IFMA é considerado um dos melhores do Brasil pelo MEC

De acordo com o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o curso em Imperatriz é considerado o 8º melhor do país.

Imirante.com

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

IMPERATRIZ - Segundo indicadores de qualidade do ensino superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) em Imperatriz, tem um dos melhores cursos de engenharia elétrica do Brasil.

No país, o Índice Geral de Cursos (IGC) avalia as faculdades, universidades e centros universitários, calculando a média ponderada das notas de cursos de graduação e pós graduação. Já, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é a nota específica para cada curso, podendo variar de 1 a 5. Os cursos que são avaliados por nota 5 e 4 pelo CPC são considerados excelentes, enquanto os com nota abaixo de 3 são vistos como insatisfatórios.

Para chegar no cálculo exato, o CPC avalia o desempenho dos estudantes formandos no Enade, a avaliação do corpo docente no Censo da Educação Superior, o valor formado pelo indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e também questionários respondidos pelos estudantes relativos a infraestrutura, instalações físicas, organização didático-pedagógica e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

No ranking divulgado pelo MEC, o curso de engenharia elétrica do IFMA em Imperatriz garantiu média 4 pelo CPC e é considerado a oitava melhor graduação de engenharia elétrica do Brasil.

Confira o Top 15 das melhores graduações de engenharia elétrica do Brasil, de acordo com o MEC:

O IFMA de Imperatriz aparece em 8º lugar no ranking. (Foto: Divulgação)
O IFMA de Imperatriz aparece em 8º lugar no ranking. (Foto: Divulgação)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.