Educação

Prova Brasil começa a ser aplicada nesta segunda-feira

Alunos do 5º e 9º ano serão avaliados em língua portuguesa e matemática.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Alunos de 05º e 09º ano serão avaliados em língua portuguesa e matemática.
Alunos de 05º e 09º ano serão avaliados em língua portuguesa e matemática. (Divulgação /Assessoria )

IMPERATRIZ - Cerca de 7 mil alunos da rede municipal de ensino participam, entre os dias 23 de outubro a 9 de novembro, da Prova Brasil, que é a avaliação aplicada pelo Ministério de Educação (MEC), para medir a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

A prova avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do empenho calculado por escola é utilizado como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A aplicação das provas ocorre em 27 escolas da rede do ensino fundamental, para 90 turmas do 5º ao 9º ano.

O caderno de provas é dividido em quatro blocos, sendo dois de língua portuguesa e os demais de matemática, com 10 questões cada. O tempo de prova será de 2 horas e 40 minutos, com tempo de 25 minutos para resolução de cada bloco, 20 minutos para marcação do caderno de respostas e mais 30 minutos para responder questionário socieoeconômico, onde os alunos fornecem informações sobre realidade social e que são analisados como a possível causa de desempenho.

Preparação

Com objetivo de preparar os alunos No perfil da avaliação nacional e como ferramenta para professores analisarem as habilidades dos estudantes, a Semed colocou em prática o projeto “Melhor ensino, maior Ideb”. O projeto foi desenvolvido pela equipe pedagógica, com formação continuada para gestores, coordenadores e professores titulares das turmas que farão a prova.

Os professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem aos questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e condições de trabalho. A partir dessas informações, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país, e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas, e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.