Quaresma

Católicos adotam ''jejum'' como penitência para a quaresma, em Imperatriz

Muitos cristãos se privam de prazeres durante o tempo quaresmal.

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25

IMPERATRIZ – Com a chegada da Quaresma, muitos cristãos colocam em prática a renovação espiritual, através da penitência. Muitos cristãos se privam de prazeres durante toda a Quaresma, como abstinência de carne vermelha, refrigerantes, doces álcool, entre outras penitências.

Francisca Costa, ministra de uma paróquia, aproveita o período quaresmal para se abster de carne vermelha e refrigerantes durante os 40 dias. Segundo ela, o sacrifício acontece por vontade própria e tem como propósito ficar mais firme na fé. “Todo ano eu faço penitência, os 40 dias, desde quando comecei a caminhar para a igreja. Meu propósito é para que eu me converta mais e seja mais firme na fé”, ressalta.

 Dona Francisca Costa faz jejum de carne vermelha e refrigerantes durante a Quaresma. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)
Dona Francisca Costa faz jejum de carne vermelha e refrigerantes durante a Quaresma. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

Além de dona Francisca, a jovem Bruna Pereira, que é de família tradicional católica, ver no tempo de Quaresma, um tempo de graça. Por isso, busca a vida eterna através da penitência. “Eu escolhi como forma de penitência o jejum da carne vermelha e a oração de 100 Ave- Marias todos os dias. É uma forma que posso cumprir”, diz, ressaltando que o sacramento é um caminho de se aproximar mais de Deus.

 Bruna Pereira faz penitência de carne vermelha e oração. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)
Bruna Pereira faz penitência de carne vermelha e oração. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

“É uma forma de alcançar ainda mais a graça de Deus em nossa vida”. Para Bruna, é importante frisar que cada pessoa tem sua particularidade. “É preciso que as pessoas entendam que ela não devam fazer algo que elas não vão cumprir ou algo que ser prejudicial à saúde. É necessário que cada pessoa veja o que ela pode fazer, ou por uma oração ou por um jejum de alguma coisa, e que isso não venha ser nenhum problema”.

De acordo com o padre Eliezer César Paiva, o tempo litúrgico da Quaresma propõe que a abstinência de carne pela norma canônica da igreja ocorre em apenas dois dias do ano. Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. “Qualquer dia no ano, que a pessoa se abstenha de comer carne vermelha foi um ato deliberado dela. Ela (a pessoa) que decidiu, pela piedade, prática religiosa, pela orientação que recebeu da família”, explica o sacerdote.

 Padre Eliezer Paiva diz que o sacramento é tradição da Igreja Católica. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)
Padre Eliezer Paiva diz que o sacramento é tradição da Igreja Católica. (Foto: Divulgação/ Arquivo Pessoal)

O religioso ressalta, ainda, que “a abstinência da carne vermelha durante o período da quaresma, surgiu como fruto da tradição da igreja. Não é uma norma bíblica, é um preceito da tradição da igreja”, diz o padre, lembrando que para os católicos a fonte de fé não é só a bíblia. “Para nós que somos católicos, temos a escritura, a tradição da igreja e o magistério, ou seja: o ensinamento dos papas e dos bispos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.