Prevenção

Intensificada a prevenção contra febre amarela em Imperatriz

A Vila Conceição foi a primeira comunidade a receber as equipes.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
A Vila Conceição foi a primeira comunidade a receber as equipes.
A Vila Conceição foi a primeira comunidade a receber as equipes. (Foto: Divulgação/ Assessoria)

IMPERATRIZ – Por meio dos departamentos de Atenção Básica, Programa Municipal de Imunização, Vigilância e Núcleo de Educação em Saúde, foi realizada campanha para ampliar o número de pessoas imunizadas contra a febre amarela em Imperatriz, sobretudo na zona rural.

A Vila Conceição foi a primeira comunidade a receber as equipes da Secretaria de Saúde para o monitoramento preventivo, com aplicação de doses e realização de palestras sobre os sintomas, tratamento e cuidados.

Petrolina, Vila Fiquene e Cacauzinho serão os próximos distritos a receberem as ações. “Escolhemos algumas localidades para desenvolvermos esse trabalho de conscientização, visando aumentar nossa cobertura vacinal”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro.

Febre amarela - é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, os sintomas são repentinos, sendo identificados pela febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave é rara, e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências do tipo hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.