UFMA Imperatriz

Evento internacional de pedagogia é realizado em Imperatriz

O evento ocorre no campus da UFMA em Imperatriz.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
O evento é realizado por uma associação internacional e conta com apoio da UFMA.
O evento é realizado por uma associação internacional e conta com apoio da UFMA. (Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Com o tema Educação para Direitos Humanos, Diversidade, Ética e Cidadania, a cidade de Imperatriz vai receber o VIII Fórum Internacional de Pedagogia (Fiped), que ocorrer entre os dias 9 e 12 de novembro. O evento vai ser realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento tem como objetivo apresentar e discutir pesquisa e extensão na graduação em pedagogia. O fórum é promovido pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e uma faculdade particular.

Para o coordenador do evento, Witembergue Zaparoli, o evento tem grande relevância para as atividades de ensino, pesquisa, extensão, produção cultural no âmbito acadêmico, valorização da graduação dos estudantes, objetivando assim a inclusão social, a capacitação, educação e a profissionalização.

"O encontro viabilizará a formação de professores, estudantes pesquisadores e envolvidos na área de pedagogia e outras licenciaturas, possibilitar a socialização de suas produções de conhecimentos da graduação, na área da pedagogia e afins, de diversas universidade do Brasil e de âmbito internacional, e é também uma forma de pensar nas políticas de iniciação científica", destaca.

Para a professora de pedagogia, Raquel Azevedo, sediar um evento como esse, representa, sem dúvida alguma, um grande desafio, mas sobre tudo uma oportunidade de mobilizar toda a comunidade acadêmica diretamente envolvida com o processo de formação inicial de professores. Ela ainda ressalta que todos os professores da educação básica deveriam se envolver com a atmosfera da pesquisa científica e da produção acadêmica.

“O Fiped, desencadeia um processo muito interessante que mobiliza diferentes naturezas jurídicas a se envolverem, gerando um movimento muito interessante, nesse sentindo acreditamos que o Fiped, será um grande sucesso”, explica.

Francisco Lima, representante da Academia Imperatrizense de Letras, enfatiza a importância do evento falando que dentro do universo da pedagogia, ciência e educação o modelo ainda é muito monótono, e o Fiped vem justamente incentivar que professores e graduandos busquem a pesquisa científica como algo que pode gerar retorno tanto para quem faz quanto para a sociedade.

“Esse fórum internacional da pesquisa e graduação vai fortalecer essa cultura de trabalhar cientificamente. A produção científica ainda não internalizou no universo do docente e pesquisador da região do Tocantina", explana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.