Para atualizar caderneta

Secretaria de Saúde mantém vacinação de crianças em Imperatriz

Podem se vacinar odas as crianças menores de 5 anos de idade.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Vacinação continua nos postos de saúde de Imperatriz.
Vacinação continua nos postos de saúde de Imperatriz. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

IMPERATRIZ – Mesmo com o fim da campanha nacional de multivacinação, cujo “Dia D“ foi 24 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai manter o atendimento ao público alvo nas unidades básicas de saúde para atualização da caderneta de vacina.

Pelos levantamentos da coordenação de imunização da Semus, quase seis mil crianças e adolescentes tiveram a carteirinha atualizada desde o início da campanha no dia 19 de setembro.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Socorro Ribeiro, todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas a uma das Unidades Básicas de Saúde do município, para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a situação encontrada. A campanha vai ser encerrada na próxima semana.

Podem ser vacinadas nessa campanha de multivacinação crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11meses e 29 dias). O atendimento nos postos de saúde do município é das 7h às 17h do sábado.

“Vale ressaltar que não estamos realizando uma campanha propriamente dita, mas sim uma mobilização para atrair pais e familiares que estão com vacinas em atraso para colocar as vacinas de seus filhos em dia. Assim sendo, mesmo passado esse período de mobilização principal continuaremos com as doses disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do nosso município”, explica Socorro Ribeiro.

Vacinas

Durante a campanha estão sendo ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança como a BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), entre outras. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas estão sendo ofertadas em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.