Em Imperatriz

Após acordo, universidade é forçada a dar bolsas para alunos em Imperatriz

São aproximadamente 900 alunos beneficiados com o acordo.

Rodrigo Ribeiro/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
 São aproximadamente 900 alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Civil e Enfermagem, também, serão beneficiados os alunos dos cursos de Administração. (Foto: Rodrigo Ribeiro/ Imirante Imperatriz)
São aproximadamente 900 alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Civil e Enfermagem, também, serão beneficiados os alunos dos cursos de Administração. (Foto: Rodrigo Ribeiro/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Após um acordo feito com o Ministério da Educação (MEC), e a Universidade Ceuma, campus Imperatriz, alunos da instituição de ensino vão receber bolsas integrais de vários cursos ofertados. São aproximadamente 900 alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Engenharia Civil e Enfermagem, também, serão beneficiados os alunos dos cursos de Administração.

Segundo o comunicado, publicado no site da instituição, ao iniciar o processo de criação do campus em Imperatriz, foram solicitadas ao MEC as visitas de comissões avaliativas para funcionamento dos cursos. No entanto, após um equívoco processual, foram iniciadas as atividades dos cursos, faltando apenas a publicação dos devidos atos.

Nesse contexto, foi autorizado pela universidade a liberação das bolsas para os alunos.

De acordo com o reitor da Ceuma, Saulo Henrique Martins, o acordo feito pelo MEC e a universidade foi importante, principalmente, para o aluno, pois ele vai poder finalizar seu curso, que terá a garantia de ser validado pelo ministério.

 Reitor da Univesidade Ceuma, Saulo Henrique Martins, que veio a Imperatriz organizar a situação. (Foto: Rodrigo Ribeiro/ Imirante Imperatriz)
Reitor da Univesidade Ceuma, Saulo Henrique Martins, que veio a Imperatriz organizar a situação. (Foto: Rodrigo Ribeiro/ Imirante Imperatriz)

“Esse foi o primeiro passo, para que seja retomado as atividades da universidade em Imperatriz. No entanto, ainda, não temos a data de retomada do vestibular, mas garantimos a validação dos cursos dos alunos. Esse é o primeiro passo, que está sendo feito com o MEC, mas temos que esperar o ministério comunicar em seu site a parte do acordo documental”, ressaltou o reitor da instituição.

O reitor, também, informou que os prazos totais não dependem somente da universidade, mas estimou que em aproximadamente 120 dias o problema seja resolvido na sua totalidade. “Estamos ansiosos para a retomada total das atividades, quem sabe pode voltar em agosto, no entanto não é uma definição exata”, explica Saulo.

Alunos

Diante dessa situação vários alunos da universidade ficam preocupado, com medo de perder o curso ou não ter a validação, mesmo após o comunicado dos diretores da Ceuma em Imperatriz sobre a situação que a instituição está passando.

Para a aluna do curso de Engenharia da Produção, Camila Brandão, os alunos, após a posição exata da universidade estão felizes com a notícia. “Eu e os líderes das outras turmas estamos acompanhando para que não aconteça nada de errado e, certificar que os cursos sejam reconhecidos. Queremos nos formar e ter a certeza do reconhecimento do MEC”, destacou a acadêmica.

Em meio a posição dos alunos, o reitor Saulo Henrique Martins, explicou que o problema já está resolvido e que os alunos receberão as bolsas e quem já pagou o mês de abril, também, será ressarcido o valor.

“O problema está resolvido, e isso traz tranquilidade para os alunos. Nesse sentido, os alunos, os pais podem ficar tranquilos, porque o curso será reconhecido, no entanto, leva algum tempo para finalizar o procedimento com o Ministério da Educação”, declarou o reitor.

Já aluna Kenia Silva de Almeida, do curso de Ciências Contábeis, caso a universidade não tivesse feito esse acordo todos os alunos entrariam com um processo contra a faculdade. No entanto, com o acordo os acadêmicos estão muito felizes com a situação.

O reitor da Ceuma, ainda, destacou que a universidade está se esforçando ao máximo com a contratação de professores, continuidade no investimento na biblioteca. “É uma garantia que nós damos a os alunos é a manutenção e qualidade da universidade”, finalizou o reitor.

Nota Ministério da Educação

O MEC confirmou que o Termo de Ajustamento de Conduta é uma das fases fundamentais para a regularização e, informou, ainda, que a faculdade só poderá lançar um novo edital de vestibular quando tudo estiver resolvido. Até lá, as aulas vão seguir normalmente para os alunos que já estão matriculados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.