Novembro Azul

Carreata encerra programação do Novembro Azul em Imperatriz

A carreata percorreu as principais ruas do Centro até uma clínica de tratamento oncológico.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Com o intuito de chamar a atenção da comunidade, principalmente, dos homens para a importância da prevenção contra o câncer, foi realizada neste sábado, em Imperatriz, uma carreata pelas principais ruas do Centro até uma clínica de tratamento oncológico, na Estrada do Arroz.

A carreata, que contou com mais de 20 carros, também encerrou a programação do Novembro Azul, realizada pelo Instituto Amar Mais, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz e a Clínica Oncoradium. Durante todo este mês, palestras, blitz, jornada de conscientização e eventos abertos em praças, bairros e postos de saúde compuseram o calendário de atividades. A saúde do homem e o câncer de próstata foram os temas das ações realizadas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este ano devem ser diagnosticados 69 mil novos casos da doença, um caso a cada 7,6 minutos. O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, de acordo com o Inca.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente.

O Instituto Amar Mais é uma entidade filantrópica que acolhe pacientes com câncer provenientes de outras cidades e que fazem tratamento oncológico em Imperatriz. Como uma organização sem fins lucrativos, sobrevive de doações de todos os tipos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.