1º de maio

Trabalhadores domésticos: apenas 25% têm carteira assinada

O Brasil possui 8 milhões de trabalhadores domésticos.

Imirante Imperatriz, com informações da EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
No Brasil, 75% dos trabalhadores domésticos não têm carteira de trabalho assinada.
No Brasil, 75% dos trabalhadores domésticos não têm carteira de trabalho assinada. (Foto: Reprodução/Internet)

BRASIL - O trabalhador doméstico tem os mesmos direitos dos demais trabalhadores. As garantias estão impressas na Lei das Domésticas. A norma está valendo desde 2013, mas diversos pontos ainda precisam de regulamentação.

A maranhense Maria do Rosário Alves, 34 anos, trabalha como doméstica desde os 14. Ela conta que gosta muito da profissão. “Aqui eu ajudo a dona a cuidar da casa. Faço almoço, faço algum mandar que eles pedem pra fazer. Eu gosto muito de fazer os serviços que eles me pedem. Vou na rua, resolvo alguma coisa pra eles. E assim, eu gosto muito do meu trabalho”.

Maria faz parte dos mais de 8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores domésticos do país, segundo dados da Federação Nacional das Trabalhadoras domésticas. Ela também está no grupo dos 75% dos domésticos que não têm carteira de trabalho assinada.

No estado do Pará, dos cerca de 210 mil empregados domésticos contabilizados pelo Sindicato dos Empregadores do Estado, somente 13% têm a carteira assinada. Segundo o presidente do sindicato, José Nogueira, muitos empregadores têm dificuldades financeiras para dar um bom salário aos domésticos e, arcar com os direitos estabelecidos em lei.

“Muitos desses empregadores também são empregados. Como que ganhando um salário mínimo vai ter condições de pagar um outro salário mínimo?”, alega Nogueira.

Além dos entraves financeiros, um costume muito comum no Norte e Nordeste brasileiros também emperra o reconhecimento dos direitos trabalhistas na região: dizer que o empregado é um membro da família.

O representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Francisco Xavier, repudia essa prática. “As famílias abrem a boca pra dizer que aquela trabalhadora é da família; é como se fosse uma parenta, mas negam a ela esse direito básico, que é a carteira assinada, que garante o acolhimento da previdência, garante o apoio fundamental num processo de gravidez, num processo de doença ou mesmo da aposentadoria”, destaca Xavier.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.