Educação

Gestores participam de encontro sobre evasão e infrequência

O evento será nos dias 7 e 8 de no auditório da UAB.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
O evento será nos dias 7 e 8 de no auditório da UAB.
O evento será nos dias 7 e 8 de no auditório da UAB. (Divulgação/ Ascom)

IMPERATRIZ - Coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede municipal de ensino participam nesta quinta-feira (7), e sexta-feira (8), do encontro referente a Ficha de Acompanhamento ao Aluno Infrequente (FICAI). O evento será realizado ás 8h no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A coordenadora do Setor de Acompanhamento Escolar Rossana Melo, explica que o encontro visa fortalecer o compromisso e a responsabilidade da gestão e coordenação pedagógica.

“O objetivo deste encontro é fortalecer o compromisso e a responsabilidade da gestão e coordenação pedagógica de nossas escolas sobre a utilização e a importância desse instrumento, que prevê ações que minimizam a evasão e infrequência escolar”, diz.

Já o secretário municipal de educação Zesiel Ribeiro, esclarece que o Setor de Acompanhamento Escolar é estruturado com diversas ações em prol dos mais de 42 mil alunos da rede municipal de ensino.

“O setor na Semed desenvolve ações em toda a rede municipal de ensino com uma equipe multidisciplinar. Realizam o acompanhamento a alunos com dificuldades de aprendizagem, indisciplina, violência escolar, bullying, preconceito e infrequência em busca da participação efetiva das famílias, responsáveis, professores, gestão e comunidade escolar”.

Outras ações

Serviço de Orientação Educacional (SOE)

Desenvolve ações de atendimento a alunos com problema de aprendizagem e indisciplinas com orientações pedagógicas a professores, coordenando o processo de sondagem, interesses, aptidões e habilidade dos educandos, sistematizando o processo de acompanhamento dos alunos encaminhando a outros especialistas de acordo com suas necessidades, participando no processo de integração escola-família-comunidade.

Serviço de Supervisão Escolar

Orientar o grupo de professores, desafiar, instigar, questionar, motivar, despertando neles o desejo, o prazer, o envolvimento com o trabalho desenvolvido e dividindo as alegrias dos resultados obtidos, por meio de palestras com autoridades e especialistas.

Psicopedagogia

Estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Identifica, a partir de diagnóstico de outros especialistas, as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo e promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.

Psicologia

A atuação da Psicologia que está voltada para a área da Educação, se destina à realização de pesquisas diagnósticas e em aspectos mais específicos atualmente o psicólogo atua na orientação de pais em situações em que houver necessidade de acompanhamento e encaminhamento do aluno para outros profissionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.