Defesa Civil

Pluviômetros automáticos serão instalados em Imperatriz

A meta é instalar os aparelhos próximo áreas de riscos.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
A meta é melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos ambientais.
A meta é melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos ambientais. (Divulgação/Ascom)

IMPERATRIZ - Com o objetivo de melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais no sudoeste do Maranhão. A superintendência municipal de Proteção e Defesa Civil e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, definem parceria para instalação de pluviômetros automáticos em Imperatriz.

De acordo com o coordenador Francisco das Chagas Silva, o técnico Rodolfo Lima, do Cemaden, estará no período de 7 a 10 de abril na cidade para instalar quatro pluviômetros automáticos, ampliando a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil. A meta é instalar esses equipamentos em locais próximos a áreas de risco de desastres natural.

“O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precitada durante um determinado tempo e local”, disse ele, ao lembrar que os equipamentos serão instalados pelo Cemaden que enviarão os dados de forma automática, sem necessitar de energia elétrica para funcionar.

Segundo ele, a função do aparelho é coletar e medir a chuva, devendo ser instalado em locais descobertos de obstáculos (árvores, prédios altos) que possam interferir na quantidade de chuva captada pelo pluviômetro.

“Assim que forem instalados, os equipamentos registrarão dados que irão proporcionar mais conhecimento sobre as chuvas no município, além de um melhor monitoramento e maior precisão nos alertas emitidos pelo Cemaden, contribuindo para o aumentar a segurança das operações de proteção e defesa civil”, reitera.

O Cemaden monitora atualmente 535 municípios nas regiões sul, sudeste, centro oeste, norte e nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.