Dia Mundial da Diabetes

Ação alerta para prevenção e controle da Diabetes

Em ITZ mais de 8 mil pessoas com diabetes são acompanhadas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Mais de 8 mil diábéticos são acompanhados em ITZ.
Mais de 8 mil diábéticos são acompanhados em ITZ. ( Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ – No Dia Mundial da Diabetes alertar a população sobre a prevenção, o controle da doença e para os riscos da hipertensão arterial, esses serão alguns dos objetivos de uma ação social promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a partir das 6h desta sexta-feira (14), na pista de caminhada que dá acesso ao aeroporto de Imperatriz, Renato Cortez Moreira.

Na ocasião, serão realizados testes de glicemia, avaliação antropométrica, avaliação nutricional e atividade física em grupo. Além de distribuição de panfletos com orientações de como prevenir as doenças.

A ação de acordo com a organização é também uma continuidade às atividades da Campanha Novembro Azul.

Segundo a coordenadora do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA), Arlete Amaral, existem cadastrados na rede pública de saúde de Imperatriz, 8.499 diabéticos que são acompanhados pelo município.

No ano passado quando foi realizado esta mesma ação 498 pessoas realizaram o teste e mais de 30% dos resultados apontaram alteração no exame.

“O resultado serve de alerta para a população imperatrizense que deve estar sempre atenta a sua alimentação - fator principal do desenvolvimento da doença”, avalia Arlete.

Veja programação das atividades do Novembro Azul

17/11 - Palestra na Unidade Básica de Saúde da Vila Lobão

19/11/ - Palestra no Complexo de saúde Anhanguera

24/11 - Encerramento no Quartel. Solicitação de exames e encaminhamentos.

Diabetes

Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue, fato que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.

Hipertensão Arterial

Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É famosa pressão 12/8.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.