Campanha

Campanha contra pólio e sarampo começa neste sábado

Mais de 36 mil crianças devem ser vacinadas em ITZ.

Imirante Imperatriz , com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Mais de 36 mil crianças devem ser vacinadas em Imperatriz.
Mais de 36 mil crianças devem ser vacinadas em Imperatriz. (Divulgação)

IMPERATRIZ - A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo, em Imperatriz, será oferecida a partir deste sábado (8), com mais intensidade em todos os postos de saúde durante todo o ano. Mas com a campanha nacional, que será de 8 a 28 de novembro, a meta é vacinar mais de dezenove mil crianças contra a Poliomielite, e dezessete mil contra o sarampo.

De acordo com informações da coordenação de imunização no município, Socorro Ribeiro é indispensável que os pais apresentem a carteira de vacinação dos filhos, para que seja devidamente atualizada.

Dados

Em 2014 comemora-se o 35º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Todas as ações devem ser mantidas até a certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

Público-alvo

A população-alvo para a campanha contra a poliomielite em Imperatriz é de 19.425, para crianças a partir 6 meses de idade e menores de 5 anos.

Devem ser vacinados contra o sarampo crianças a partir de 1 ano e menores de cinco anos, além de corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e da rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país. Para a campanha de seguimento de sarampo, serão 17.038 doses.

O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus.

Sobre a doença

A poliomielite, segundo a pasta, é um doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.