Expoimp 2014

Leilões comercializam animais melhorados geneticamente durante a Expoimp

Criadores da região e de outros Estados têm a oportunidade de melhorar seus rebanhos.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
 Mais de 150 animais foram comercializados só em um leilão. (Foto: Divulgação / Assessoria)
Mais de 150 animais foram comercializados só em um leilão. (Foto: Divulgação / Assessoria)

IMPERATRIZ – Criadores da região e de outros Estados com objetivo de melhorar geneticamente seus rebanhos participaram do 4º Leilão Nelore Vale do Mutum na Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).

O evento foi realizado no Tatersal Rafael Almeida Ribeiro e teve como diferencial a linhagem pura dos animais vendidos, matrizes e reprodutores. Os Nelores puros de origem (PO) possibilitam um animal mais precoce e com mais carne.

O zootecnista e técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) Roberto Cotta Pacheco, destacou as inovações deste ano no leilão. “Nós resolvemos inovar trazendo as vacas paridas as crias e, também, já prenhas para demonstrar o potencial das matrizes”, disse.

Pacheco também ressaltou a importância dos pequenos produtores para o melhoramento genético dos rebanhos da região. Segundo ele, os pequenos criadores podem comprar um touro PO com as facilidades de pagamento oferecidas. “Isso promove a melhoria genética do gado da nossa região, dos bezerros que são os futuros garrotes que vão para o frigorífico”, afirmou.

O criador José Francisco Borsoi Toledo leiloou sete touros guzerá PO, para ele os leilões são uma vitrine. “Eu nunca tinha feito a venda de touros em leilões, sempre fazia a venda na minha fazenda. Aqui nós temos a possibilidade de fazer bons negócios e, além do mais, os leilões acabam sendo uma vitrine para nossos produtos”, ressaltou.

No começo do leilão foram vendidas 100 novilhas de cria divididas e quatro lotes com 25 animais cada. Dentre os animais PO leiloados, estavam onze reprodutores Nelore, sete touros guzerá, seis vacas paridas e prenhas e 28 novilhas prenhas. Foram 37 lotes totalizando 157 cabeças. Todos os animais geneticamente melhorados são de fazendas próximas à Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.